Recent Tube

Confira 6 dicas para montar sua rede Wi-Fi em casa

Uma rede doméstica, como o próprio nome já diz, é uma conexão instalada em casa. Ela permite compartilhar arquivos entre diferentes dispositivos, sejam eles desktops, notebooks, impressoras, scanners, Smart TVs e outros hardwares. Com o constante crescimento do número de dispositivos móveis e aparelhos domésticos inteligentes dentro dos lares brasileiros, a necessidade desse tipo de rede fica cada dia mais evidente. Pensando nisso, a TP-Link, empresa de equipamentos wireless (Wi-Fi) e de banda larga, apresenta 6 passos para montar uma rede doméstica.

1. Conecte todos os seus dispositivos a uma mesma rede. O primeiro passo para configurar uma rede é colocar todos os computadores e dispositivos na mesma conexão de Internet. Esta conexão pode ser realizada por meio de cabos diretamente plugados ao roteador ou via wireless. A conexão por cabos é simples, mas tem como desvantagem a preocupação com a fiação aparente em sua casa. Por isso, o ideal é utilizar um roteador wireless que é uma solução quase livre de cabos e ideal para conectar notebooks, impressoras e scanners. Para tanto, basta instalá-lo (seguindo as instruções do guia de usuário que acompanha o equipamento) e conectar os computadores à rede wi-fi.

2. Configure sua rede. Este procedimento é válido para as versões do Windows 7 e 8. Após conectar os dispositivos ao roteador, acesse um desktop ou notebook e, no Windows, clique no botão “Iniciar” e, na caixa de pesquisa, digite “rede” para exibir a opção “Central de Rede e Compartilhamento”. Clique nela e, em seguida, selecione “Configurar uma nova conexão ou rede” e, depois, em “Configurar uma nova rede”. O assistente do Windows irá te guiar para adicionar outros dispositivos à rede. Vale ressaltar que a rede doméstica só será corretamente configurada se a rede for selecionada como doméstica ou corporativa. Além disso é preciso ativar a descoberta de rede e o compartilhamento de arquivos. Para isto, na “Central de Redes e Compartilhamento”, clique em “Alterar as configurações de compartilhamento avançadas” e deixe selecionado as opções de “Ativar descoberta de rede”.

3. Faça um teste. O Windows recomenda testar a rede para verificar se todos os computadores e dispositivos estão funcionado corretamente. Clique no botão “Iniciar”, em seguida no seu nome de usuário, depois, em “Rede” e confira se aparecem na tela todos os ícones e nomes de computadores e dispositivos conectados. Vale ressaltar que alguns aparelhos podem demorar a surgir no menu.

4. Adicione dispositivos e compartilhe arquivos. Caso algum dispositivo não se conecte à rede, vá em “Iniciar”, “Painel de Controle”, “Hardware e Sons”. Assim, você terá acesso às opções “Adicionar um dispositivo” ou “Adicionar impressora”. Siga os passos do assistente do Windows e instale corretamente os aparelhos. Vale ressaltar que há impressoras e scanners que utilizam a tecnologia bluetooth para se conectar à rede. Neste caso, é preciso se certificar que o dispositivo de bluetooth esteja ligado para estabelecer a conexão.

Com a rede doméstica configurada, você pode acessar os arquivos dos computadores conectados, enviar arquivos para impressoras e scanners ou mesmo criar uma pasta de compartilhamento comum. Para isto, clique em “Iniciar”, selecione seu usuário, crie uma pasta e clique na opção “Compartilhar com”, que aparece na janela ou com o botão direito do mouse. Assim, você terá a opção de compartilhar com ninguém, com o grupo doméstico apenas para leitura dos arquivos, ou com a permissão de alteração e gravação de dados.

5. Escolha um roteador confiável. Para montar uma rede sem fios é essencial escolher um bom roteador, mas claro, levando em consideração o custo-benefício, já que se trata de uma rede para uso pessoal.

6. Senha forte. Crie uma senha forte para que sua rede não seja invadida e sua conexão utilizada por terceiros sem sua autorização. Crie senhas alfanuméricas que você consiga memorizar, de preferência. Porém, nada de senhas simples. 



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários