Facebook Twitter Google RSS

68 mil eleitores no CE têm títulos cancelados

Foto: Fabiane de Paula
Pelo menos 68 mil eleitores tiveram seus títulos cancelados por terem deixado de votar nas últimas três eleições e não justificado a falta, nem quitado as multas até ontem, quando se encerrou o prazo para a regularização. O balanço final será informado somente hoje. A partir de agora, quem teve o título cancelado deve procurar a Central de Atendimento ao Eleitor para pagar as multas e revisar o cadastro.


De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral, até a manhã de ontem, apenas 1.663 eleitores enquadrados na situação regularizaram seus títulos desde o início da divulgação do prazo, em 20 de fevereiro. O número representa apenas 2,35% do total de eleitores que poderiam ter seus títulos cancelados, proporção semelhante ao que acontece em todo o País. No Brasil, apenas 2,7% dos eleitores se regularizaram a tempo de evitar o cancelamento do título.

O TRE informou ainda que, desde a implantação do Sistema Integrado de Atualização da Situação do Eleitor (Pólis), em 2013, o número de eleitores divulgados não inclui, na maioria das vezes, eleitores que morreram. O programa depende que os cartórios civis informem dados acerca de óbitos de eleitores, que são excluídos automaticamente do sistema. O órgão não soube informar quantos títulos foram cancelados por conta de mortes no período.

Para reabilitar o título, o eleitor deve agendar seu atendimento por meio do 148 ou do site do TRE e comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema, munido de documento de identidade com foto e comprovante de residência recente. Uma guia de pagamento será emitida para que o eleitor quite sua dívida eleitoral e seja recadastrado no sistema. A multa é de R$ 3,51 por turno.

De acordo com Afrânio Aguiar, chefe da Central de Atendimento ao Eleitor do TRE, os eleitores que tiveram seus títulos cancelados podem enfrentar diversos problemas, como o impedimento de tirar passaporte ou carteira de identidade, de participar de concursos ou de tomar posse em cargos públicos. Além disso, os cidadãos também poderão ser impossibilitados de obter certos tipos de empréstimos.

Até ontem, apenas 8,35% da população cearense já havia realizado o recadastramento biométrico, que deve alcançar 50% até maio de 2016. Até lá, os eleitores de mais 77 municípios devem ser recadastrados. Em Caucaia e Fortaleza, por conta da densidade populacional, somente parte do eleitorado será cadastrado a tempo para a realização das eleições municipais de outubro do próximo ano.

No ano passado, oito municípios já haviam concluído a revisão biométrica: Crateús, Ipaporanga, Alcântaras, Eusébio, Aquiraz, Forquilha, Sobral e Juazeiro do Norte. Desde novembro, 11 já estão em processo de recadastramento: Fortaleza, Iguatu, Quixelô, Milagres, Abaiara, Crato, Limoeiro do Norte, Camocim, Ubajara, Ibiapina e Maracanaú. Com exceção da Capital, os municípios devem concluir o processo até maio de 2016.

Segundo o TRE, mais 32 municípios têm previsão de iniciar o processo de recadastramento até junho, com mesmo prazo para conclusão: Maranguape, Palmácia, Cascavel, Pindoretama, Aracati, Fortim, Icapuí, Russas, Palhano, Quixeré, Missão Velha, Uruburetama, Tururu, Barbalha, Viçosa do Ceará, Itapagé, Irauçuba, Tejuçuoca, Jardim, Morada Nova, Ibicuitinga, Nova Olinda, Altaneira, Santana do Cariri, Santa Quitéria, Catunda, Hidrolândia, Caririaçu, Pacoti, Guaramiranga, Jati e Penaforte. Outros 45 também iniciarão o processo até agosto deste ano.

Fonte: Diário do Nordeste


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Siga no Google+

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada