Recent Tube

Cearense conquista medalha na maior feira de ciências do mundo

Melhorar o sistema imunológico por meio de um medicamento natural e econômico – sobretudo no combate ao vírus influenza – feito a partir da mistura de frutas, garantiu o terceiro lugar na maior feira de ciências do mundo ao cearense Helyson Lucas Bezerra, 19 anos, aluno do último semestre do curso técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Campus de Limoeiro do Norte, interior do Estado.

A Intel Isef (Intel International Science and Engineering Fair), considerada a maior feira ciências do mundo, aconteceu entre os dias 10 e 15 últimos no David L. Lawrence Convention Center, em Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos. Junto com Helyson, um grupo de 30 pessoas compôs o time de jovens cientistas brasileiros, entre eles a dupla também cearense Natanna de Miranda e Vanessa Oliveira com um projeto sustentável de combate à seca, que garantiu o 4º lugar as meninas na categoria Ciências da Terra e Meio Ambiente.

O jovem foi premiado na categoria mais concorrida, Biomedicina e Ciências da Saúde. “Foi incrível, não esperava ganhar esse prêmio e fiquei muito feliz que o meu trabalho foi reconhecido entre os melhores do mundo. Essa categoria é de grande relevância mundial”, comemora. Para o futuro, Helyson pretende realizar mais testes e conseguir sua própria patente.

Combate a gripe

O projeto “Ação sinergética de antiviral natural” do cearense, consiste em uma polpa feita de acerola, caju e goiaba, com adição de óleo extraído da semente de romã, funcionando como antigripal, agindo na melhoria do sistema imunológico, sobretudo na defesa do organismo contra o vírus H1N1, também conhecido como influenza.

Por meio de testes de leucograma, foi confirmada a resposta imunológica induzida pela polpa enriquecida em comparação ao remédio comprado. “A ideia surgiu a partir de problemas que encontrava na minha comunidade devido a alta taxa de proliferação do vírus, além dos medicamentos comuns não estarem sendo tão eficazes. Esse tipo de mistura natural garante uma economia de quase 6 vezes menor”, conta.

Intel Isef

Realizada desde 1950, a Isef já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas promissores para todo o mundo. Desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel Isef – Intel International Science and Engineering Fair. A Intel Brasil já levou mais de 750 jovens à feira. Na edição de 2015, cerca de 1600 estudantes de todo mundo participaram do evento.

Informações do Tribuna do Ceará

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários