Recent Tube

Morrem duas vítimas de calazar em Parnaíba

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta quarta-feira (27) a ocorrências de duas mortes por leishmaniose visceral, o calazar, no Piauí desde o início do ano. As vítimas foram uma criança de cinco anos e um idoso de 70 anos, moradoras do bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, litoral do estado. A última morte foi registrada no sábado (23).

De acordo com o diretor da unidade de vigilância e atenção à saúde, Herlon Guimarães, a criança faleceu ainda no mês de abril, em Teresina. Ela chegou a ser transferida para o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, mas não resistiu. O idoso estava internado na Santa Casa de Parnaíba e faleceu no município.

“A morte da criança ocorreu por demora no diagnóstico, então o atendimento e tratamento também demorou. No caso do idoso, pela idade, a imunidade já estava debilitada. Não estão ainda registradas no sistema, mas exames confirmaram a causa das mortes”, informou.

Ainda segundo o diretor, o registro das duas mortes no mesmo bairro fez com que a Sesapi acionasse os agentes de endemia do município. “Não houve aumento expressivo na área, mas será realizado um mapeamento da região para que um trabalho de prevenção ocorra”, declarou.

Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença infecciosa e não contagiosa sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, anemia, inchaço abdominal, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Apesar de grave, o calazar tem cura para os humanos. Ele é gratuito e baseia-se na utilização de três medicamentos. A transmissão acontece quando fêmeas de insetos infectados picam cães ou outros animais infectados e depois picam o homem transmitindo o protozoário Leishmania chagasi.

Para os animais, a doença não tem cura comprovada, mas é possível realizar tratamento e controlar as manifestações da doença.

Por Maria Romero/ Cidade verde


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários