Facebook Twitter Google RSS

Febre Aftosa: 83% do rebanho cearense vacinado


Faltando cinco dias para o encerramento do prazo regular de informação aos órgãos oficiais do Estado acerca da vacinação de seus animais contra a febre aftosa, 83,16 % do rebanho bovino do Ceará já têm confirmação da imunização por meio do sistema informatizado da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). A informação foi passada pelo coordenador estadual da vacinação, Joaquim Sampaio, da Adagri. Até o fim de maio passado, os dados apontavam apenas 42,08% dos animais oficialmente vacinados.

Todavia, o coordenador acrescenta que o percentual de confirmação deve ser ainda maior. Muitas unidades da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) ainda não fizeram o lançamento dos mapas no sistema. Embora o prazo para entrega do comprovante de vacinação seja a próxima segunda-feira (15), os lançamentos deverão continuar até o dia 20, data prevista para a totalização dos dados da primeira etapa. A expectativa do governo do Estado é de que a imunização ultrapasse 95%.

Meta

Neste ano, a meta das ações de prevenção contra a aftosa é superar a primeira etapa de 2014, onde foram vacinados 93,79% do rebanho bovino e bubalino do Estado. Ainda de acordo com a Adagri, mais de 88% das propriedades rurais foram imunizadas no ano passado. Em Novembro, na segunda etapa da vacinação, os índices foram praticamente os mesmos, com 93,79% do rebanho protegido contra a doença. O Governo quer manter, e se possível até superar esses percentuais este ano.

Os últimos levantamentos da Adagri apontam que o Ceará tem um rebanho bovino de 2.579.000. Apenas 1.500 são bubalinos. A maior concentração do gado está no Centro-Sul, com 484.384 cabeças, onde 82,23% já confirmou a vacinação. No Sertão Central, incluindo o sertão de Canindé, onde está concentrada a segunda maior quantidade de gado do Estado, com 406.602, 82,66% tem confirmação da imunização. O Cariri vem em terceiro, com 396.911, onde 86,64% também registraram vacinação. A Zona Norte concentra 324.492 bovinos com 84% de vacinação registrada. Em último está o Sertão de Crateús, com 311.455 e 88,69% vacinado.

No último levantamento apresentado por Joaquim Sampaio ao Diário do Nordeste, no dia 27 de maio, apenas a metade dos rebanhos das cinco regiões do Ceará tinha confirmado a vacinação. No Centro-Sul, os índices eram de 50,45%. No Sertão Central, incluindo o sertão de Canindé, 46,20 %. A Zona Norte tinha 45,8% registrados. O Sertão de Crateús e o Cariri apresentavam índices superiores a 50%.

Para evitarem multa de cinco Ufirs, o equivalente a R$ 16,00, por cada animal não declarado os criadores têm até a próxima segunda-feira, 15, para confirmação da vacinação nesta primeira fase da Campanha. A Adagri alerta que não haverá prorrogação de prazo. Os postos da Agência de Defesa Agropecuária e da Ematerce não funcionam nos fins de semana. Para evitar transtornos, quem ainda não cumpriu sua obrigação, para manter o Ceará como Zona Livre da aftosa, deve procurar os postos credenciados ainda nesta quinta e sexta-feira.

Zona livre

No início de junho do ano passado membros da Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmaram recomendação para reconhecimento internacional do Ceará como Zona Livre de Febre Aftosa. A recomendação foi feita durante a Assembleia Internacional de Delegados da OIE, em Paris. Além do Ceará, a recomendação valeu também para os Estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e região norte do Pará.

Sobre a doença

A febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa, que atinge todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, bubalinos, suínos, ovinos e caprinos e, devido seu grande poder de difusão, pode interferir no comércio estadual, interestadual e até internacional de animais, seus produtos e subprodutos, causando prejuízos à economia estadual. De acordo com a Adagri o último surto dessa doença no Ceará ocorreu em 1997, no município de Porteiras, na região do Cariri.

Informações do Diário do Nordeste


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Siga no Google+

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada