Facebook Twitter Google RSS

Isso é o que acontece com seu corpo ao parar de tomar refrigerantes

Refrigerante é um vício – semelhante ao tabaco, álcool ou drogas, e você se sente bem quando você consome, mas ele pode causar estragos em seu corpo a longo prazo. À medida que mais e mais pesquisam investigam os efeitos nocivos do sódio no corpo humano (e no ambiente), mais e mais razões surgem para pararmos de tomar essas bebidas, ou pelo menos reduzir a quantidade.

A evidência fala por si: A sua saúde irá melhorar drasticamente uma vez que você começar a substituir a sua Coca-Cola por água ou suco. Praticamente todos os órgãos irão se beneficiar, conforme o explicado abaixo.

Coração

Em primeiro lugar, você vai cuidar melhor do seu coração a partir do momento em que você parar com o refrigerante. Um estudo de 2012 da Universidade de Harvard descobriu que bebidas açucaradas aumentam o risco de uma pessoa ter uma doença cardíaca crônica (DAC). Os participantes que bebiam mais refrigerantes eram 20% mais propensos a ter um ataque cardíaco, os pesquisadores descobriram. Outro estudo, publicado em 2011, descobriu que bebidas açucaradas aumentam a pressão arterial de uma pessoa, e aumentam quanto mais você bebe.

Cérebro

Muitas pessoas recorrem para uma Coca após o almoço no trabalho, na esperança de obter um impulso de cafeína e açúcar. Pode ajudá-lo a se concentrar temporariamente, mas a longo prazo beber muito refrigerante pode ter um efeito negativo sobre a sua função cerebral e processos de pensamento. Um estudo mostrou que o consumo a longo prazo de açúcar pode levar a aprendizagem diminuída, memória, e plasticidade comportamental.

“Nós investigamos um potencial mecanismo pelo qual uma dieta rica em açúcar pode influenciar a estrutura e função do cérebro através da regulação da neurotrofinas”, os autores escreveram no estudo.

Vários outros estudos também encontraram uma ligação entre beber muito refrigerante e um risco aumentado de mal de Alzheimer ou outras formas de demência.

Dentes

Refrigerantes destroem os dentes. Assim, afastar-se deste vício vai levar você para uma melhor saúde oral e um sorriso mais branco. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que uma mulher que bebia 2 litros de refrigerante diet todos os dias durante três a cinco anos teve o mesmo nível de erosão dentária como a de um viciado em metanfetamina. O ácido cítrico no refrigerante corrói o esmalte dos dentes, tornando-o mais macio e mais vulnerável a cáries e amarelamento.

Bexiga

O refrigerante é um diurético, essencialmente, o que significa que ele vai fazer você precisar urinar com mais frequência. Ele também é associado a exacerbar infecções da bexiga ou infecções do trato urinário.

Ossos

Abster-se de sódio também irá melhorar sua saúde óssea e diminuir o risco de osteoporose. Além disso, quanto menos refrigerante você bebe, mais você pode recorrer ao leite ou outras bebidas fortificadas com cálcio que irão beneficiar seus ossos muito mais do que o refrigerante.

Rim

Seu rim também vai estar em melhor forma depois de largar o vício em açúcar. Estudos têm mostrado que beber muito refrigerante pode aumentar o risco de doença e insuficiência renal em última instância. Refrigerantes diet não estão isentos deste dano: pesquisadores do Estudo de Saúde das Enfermeiras descobriram que as mulheres que bebiam uma grande quantidade de refrigerante diet todos os dias havia diminuição da função hepática em comparação com mulheres que não beberam refrigerante. Portanto, fique longe dele e seus rins vão agradecer.

Órgãos reprodutivos

Em alguns casos, as latas de refrigerante podem conter bisfenol-A ou ABP, que tem sido associado a um risco aumentado de câncer, bem como perturbações da função endócrina. Alguns estudos também mostraram que o BPA está ligado a puberdade precoce ou infertilidade.

De acordo com o Breast Cancer Fund, o BPA é um dos produtos químicos mais comuns lá fora. É um estrogênio sintético que prejudica o sistema hormonal, aumentando o risco de uma pessoa ter câncer de mama, câncer de próstata, distúrbios metabólicos, e até mesmo diabetes tipo 2.

Perda de peso

Uma das maneiras mais fáceis de perder peso é cortar o refrigerante de sua dieta. Se você é um bebedor raivoso (consome várias vezes ao dia, sem falhar, dia e noite), reduzir para um por dia poderia ser um bom começo, pelo menos, até que você esteja confortável e, eventualmente, corte para uma vez por semana ou deixe-o completamente.

Viver mais

Aqui está uma maneira fácil de viver mais tempo: Largue o refrigerante. Um estudo recente publicado no American Journal of Public Health descobriu que as pessoas que bebiam muito refrigerante tinham telômeros mais curtos em células do sistema imunológico, ou seja, o risco de morrer mais cedo era maior. Os telômeros são unidades de proteção do DNA que estão situados nas extremidades dos cromossomos, e quanto menor eles ficam, mais uma pessoa envelhece e está em risco de doença e morte. 


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Siga no Google+

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada