Recent Tube

Pescadores artesanais do Piauí cobram ação do governo sobre direitos.

O Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil no Piauí junto com os representantes dos pescadores como entidades, associações, colônias e sindicatos, esteve com a secretária de Educação, Rejane Dias e o superintendente de Pesca do Piauí, Antônio Abreu Costa no dia 16 de julho de 2015 em uma reunião onde a comissão apresentou os problemas e dificuldades de todos os pescadores do Piauí. 

As pautas apresentadas foram entre outras, a retirada dos direitos das pescadoras pelo Decreto 8.424 e 8.425 que exclui e tira a identidade que a convenção 69, da OIT já garante, mais de 280 mil cancelamentos de carteiras dos pescadores e inclusive dos portadores de câncer, o Seguro-defeso na Previdência Social, sem estrutura e que nesse momento entram em greve. 

Além disso foi disponibilizada à secretária Rejane Dias, diversas reivindicações do movimento dos pescadores artesanais do Piauí, a respeito dos conflitos socioambientais da região do norte como lagoas cercadas com fio elétrico, a instalação de um ressorte que comprou diversas áreas de Ilha Grande, na praia da Pedra do Sal, o desmatamento de áreas de preservação e privação de direitos dos pescadores locais. 

Também foram apresentados os problemas na Lagoa da Prata, dragas no rio Parnaíba, impactos da criação de camarão, com os produtos prejudicando a qualidade da água, para o consumo e sobrevivência das comunidades próximas.

Durante o término da reunião, a secretária Rejane Dias se comprometeu agendar com o governador e reforçando o compromisso do cumprimento destas reivindicações. A secretária demonstrou sensibilidade ao caso e nas palavras dela para o movimento se juntar e pautar com o senador Elmano Ferrer este assunto para reuniões da bancada. 

Terminada a reunião, a representante da coordenação do Movimento dos Pescadores e Pescadoras do Piauí, Maria Celeste de Sousa afirmou que "Nós não estamos brincando em ser um movimento, nós somos movimento nacional e queremos respeito!". 

Colaboração: Pádua Marques - Escritor e Jornalista
Foto: Camilo Gomes


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários