Recent Tube

Chavalenses participaram da 3º Reunião Ordinária do "Conselho da APA Delta do Parnaíba"


Foi realizada no SESC Praia, no município de Luís Correia/PI, nos dias 15 e 16/09 a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da APA Delta do Parnaíba. Estiveram reunidos os conselheiros dos três estados que compõe o território da APA, Piauí, Ceará e Maranhão. Chaval tem três entidades representadas neste conselho: Secretária de Desenvolvimento Rural - Karina Veras; Colônia Z- 24 - Seu Ezequias Santos e Sindicato dos Trabalhadores Rurais- Batista de Carvalho.


Durante todo o primeiro dia de reunião os conselheiros discutiram as modificações apresentadas pela Comissão responsável em fazer/propor as alterações no Regimento Interno do Conselho do ano de 2007, qual a CIA esteve contribuindo nas discussões pelo sócio e conselheiro Luciano Galeno.

Deste modo, todas as modificações e retiradas de texto do Regimento Interno foram discutidas ponto a ponto pelos conselheiros presentes, e, por fim, sua aprovação pelo plenário do Conselho. Os conselheiros consideram importante a atualização desse instrumento, pois normatiza e diz o papel dos conselheiros, do Órgão Gestor (ICMBio) na figura do presidente do conselho, objetivando cada vez a melhor gestão da Unidade de Conservação da APA Delta do Parnaíba.

No segundo dia de reunião, foi feito a apresentação de como se deu a construção do Acordo de Pesca no Estuário do Estuário dos rios Timonha e Ubatuba (PI/CE). Momento feito pela CIA representada pela coordenadora de Projetos Francinalda Rocha e pelo ICMBio, pela analista ambiental, Patrícia Claro, onde elas apresentaram uma linha do tempo e detalhes de como aconteceram os encontros de Pesca no decorrer dos anos 2010 a 2012, com a participação dos pescadores dos municípios de Cajueiro da praia (PI), Chaval e Barroquinha, no estado do Ceará. No presente momento o referido Acordo está em fase de análise para sua aprovação pelo ICMBio Brasília e publicação oficial.
A experiência apresentada tinha como objetivo levar os conselheiros a refletirem a importância da união e da possibilidade de trabalhos coletivos para desenvolver ações que possibilitem a gestão da unidade de Conservação, diz a chefe da APA, Silmara Erthal.

Por fim, o Instituto Tartarugas do Delta, através dos seus técnicos apresentaram os resultados do Projeto Biomade para os conselheiros, falando da importância da conservação e cuidado com a biodiversidade da APA Delta do Parnaíba, e de sua importância como área prioritária para desova de tartarugas marinhas no Brasil.

Próxima Reunião

Segundo Karina Veras, da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Chaval, o próximo encontro está marcado para abril do próximo ano e acorrerá aqui em Chaval/CE.




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários