Recent Tube

Exercícios físicos após as refeições podem causar congestão


A recomendação das mães para que os filhos não tomem banho de mar ou de piscina logo depois do almoço é uma constante. Crianças sempre reclamam da regra e alguns adultos criticam a atitude materna por acreditarem que isso é somente um mito. Pois não é. A gastroenterologista Dalva Maria Alves Alcântara explica que a congestão, que é uma alteração ou paralisação do processo de digestão, pode ocorrer quando se pratica exercícios físicos intensos após as refeições. Comer demais ou de forma muito rápida também pode causar o problema. 

A especialista explica que esportes devem ser evitados logo após as refeições porque, quando o estômago está processando os alimentos, muito sangue é direcionado para a área para ajudar na absorção de nutrientes. "Então, se você faz uma atividade muito pesada, esse sangue que está indo para o aparelho digestivo vai ser direcionado para os músculos e isso pode causar uma interrupção dessa digestão", diz. Evite praticar exercícios após as refeições

Mas também não é obrigatório repousar depois de comer. Tomar banho de chuveiro, ler, caminhar lentamente e lavar louça não exigem esforço suficiente para levar a uma congestão. 

A congestão costuma acontecer quando os alimentos ainda estão no estômago. "Geralmente na fase inicial alguma interferência faz com que a digestão se interrompa ou se faça de uma forma inadequada", diz Dalva. Entre os sintomas estão sensação de peso, estufamento do abdômen, enjoo e náusea. Dependendo da progressão e da intensidade do problema, podem aparecer mal-estar, vontade de desmaiar, suor e palidez. 

Dalva orienta tranquilizar o indivíduo que apresentar esses sintomas na sequência de uma refeição. "Deve-se levar a pessoa para um ambiente bem ventilado, afrouxar as roupas dela, deitá-la caso esteja a ponto de desmaiar e evitar medicamentos porque, na grande maioria das vezes, isso vai acabar passando espontaneamente", aconselha a gastroenterologista.

De acordo com Dalva, o uso de efervescentes e antiácidos pode aliviar a sensação, mas, se os sintomas permanecerem, o ideal é consultar um especialista. 

Se a pessoa estiver passando muito mal, a orientação é levá-la para um serviço de emergência, até para que um médico verifique a existência de um problema mais sério. Isoladamente, a congestão não leva à morte. O que pode acontecer é que, se o paciente tem outras doenças, pode, de repente, desencadear uma crise de hipertensão ou outras complicações.


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários