Recent Tube

Sobral, Groaíras e Porteiras lideram ranking nacional de educação

Qual município oferece as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes? Foi para responder essa pergunta que um novo indicador nacional foi criado: o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). A resposta? Sobral, seguido dos municípios cearenses de Groaíras e Porteiras. Os resultados foram divulgados ontem.

O índice varia de 0 a 10. A média nacional foi de 4,1. O Ceará, com índice de 4,6, ocupou a quinta posição entre os estados. Fortaleza (4,1) teve o 15º desempenho entre as capitais e 3.424º entre as cidades brasileiras. O cálculo engloba da educação infantil ao ensino médio, redes municipal, estadual e privada, além das crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão.

Para o índice, foi considerado um conjunto de fatores divididos em insumos e processos (como a escolaridade dos professores; média de horas aula/dia e experiência dos diretores) e resultado educacional, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e taxa de matrícula do ensino médio, utilizando os últimos dados do Censo Escolar e Prova Brasil.

Gestão e boa práticas

A iniciativa é do Centro de Liderança Pública com apoio de instituições de investimento social privado. Na avaliação da coordenadora de mobilização do centro, Ana Marina de Castro, a ferramenta serve como incentivo e cobrança para os gestores. “O Ceará mostra que, apesar de ser um estado com nível socioeconômico menor, tem bons exemplos de práticas e gestão escolar”. Ela destacou o programa de erradicação do analfabetismo de Sobral.

O coordenador de Cooperação com os municípios da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Henrique Cézar Martins, afirma que a pasta ainda vai estudar todos os resultados, mas considerou interessante a metodologia porque amplia o olhar pra outros aspectos da rede. “O resultado não foi uma surpresa. Esses municípios já são destaque em nossas avaliações”, considerou.

Informações do Povo Online


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários