Recent Tube

Ceará registra média de 147 roubos por dia

Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que englobam todos os casos classificados como roubo, exceto o roubo seguido de morte (latrocínio), e os furtos, registraram aumento no último mês de outubro no Estado, em comparação com setembro deste ano. O resultado interrompe uma série de dois meses em queda, desde que os dados passaram a ser divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no mês de julho.

Ao todo, conforme os números divulgados pela Secretaria da Segurança, 4.566 vítimas de CVP foram contabilizadas em todo o Estado no último mês. O crescimento foi de 6,8% na quantidade de ocorrências em relação ao mês de setembro, quando 4.275 crimes foram contabilizados pela Pasta.

De julho a outubro, 17.949 CVPs foram registrados em todo o Estado do Ceará, uma média de 147 vítimas por dia e 4.487 casos por mês. O horário com maior incidência foi de 18h às 23h59, com 36,4% dos crimes. Às quintas-feiras, com 16,7%, foram anotadas as maiores quantidades de CVPs.

Também houve aumento no número de furtos no Estado no mês de outubro em comparação com o mês de setembro. Foram 3.623 registros, ante 3.557 anteriormente divulgados, crescimento de 1,8%. Da mesma forma como os CVPs, os dados de furtos no Ceará só estão disponíveis a partir do mês de julho deste ano, o que limita prognósticos. De julho a outubro de 2015, contudo, o Estado soma 15.006 registros de furto.

A média está em 123 casos por dia e 3.751 ocorrências por mês. O horário de 6h às 11h59 foi o preferido dos criminosos durante o último mês. Neste intervalo de tempo, 37,7% dos casos ocorreram, conforme as informações da SSPDS. Já o dia com maior incidência em outubro foi a quinta-feira, com 18,7% dos registros anotados.

Há ainda a ressalva de que os dados não refletem exatamente a realidade do Estado, uma vez que a própria Secretaria, reiteradas vezes, enfatizou o problema da subnotificação, isto é, que muitas vítimas de roubos e furtos não registram Boletim de Ocorrência (BO), o que dificulta o trabalho dos investigadores.

O secretário adjunto da SSPDS, coronel PM Lauro Carlos de Araújo Prado, destacou que o aumento no número de CVPs e furtos deve-se, portanto, a uma mudança de postura da população, que passou a denunciar mais as ocorrências no período.

"Quando se dá uma resposta, a população procura fazer o registro do B.O com mais constância. Continuamos pedindo à população que faça o registro. Quanto mais fizer, melhor para nós, pois teremos como melhorar a segurança, direcionar nossas ações e o policiamento nas ruas, pois saberemos como está a situação do CVP. O mesmo vale para o furto", disse o coronel Lauro Prado

A SSPDS também divulgou os números referentes a apreensões de armas e drogas. Conforme dados parciais da Pasta, de janeiro a outubro, houve aumento de mais de 7% na apreensão de armas e de aproximadamente 50% na quantidade de drogas em todo o Estado.

Segundo o balanço divulgado pela SSPDS, 5.544 armas de fogo foram retiradas das ruas do Estado entre os meses de janeiro a outubro deste ano. Em igual período do ano passado, haviam sido 5.119 apreensões contabilizadas. A Secretaria não informa os calibres nem modelos dos equipamentos capturados, no relatório disponível na página da SSPDS na Internet.

A média de apreensões no ano está em 554 armamentos por mês. Em outubro, foram 560 armas detidas pelas forças policiais do Estado. Ano passado, a média mensal foi de 518 retenções. Por dia, em 2015, são 18 armas capturadas no Ceará, conforme os dados divulgados. Ano passado a média diária registrada foi de 17 apreensões.

Drogas

Também a retirada de drogas das ruas apresentou crescimento no último mês e acumula aumento no ano em comparação com 2014. De janeiro a outubro deste ano, 2.856,2 quilos de entorpecentes, entre crack, cocaína e maconha, foram capturados no Estado. Em igual período de 2014, o Ceará contabilizava 1.904,92 quilos dos três tipos principais de drogas comercializadas ilegalmente.

Em outubro deste ano foram 234,65 quilos apreendidos, sendo 7,55 quilos de cocaína, 12,04 quilos de crack e 215,06 quilos de maconha. A média é de cerca de 9 quilos de drogas apreendidas por dia ou aproximadamente 282 quilos por mês.

Já em outubro do ano passado, haviam sido 85,74 quilos interceptados, dos quais 13,09 quilos eram cocaína, 16,74 quilos de crack e 55,91 quilos de maconha. A média de 2014 até outubro foi de 6,26 quilos de drogas apreendidas por dia e de 187 quilos por mês. O ano passado fechou com média diária de 13,45 quilos e mensal de 409,34, graças a uma grande apreensão de maconha realizada no mês de novembro.

Com relação ao aumento das apreensões, o secretário-adjunto da SSPDS destacou a importância das ações integradas desenvolvidas no Estado. Trabalhos em conjunto envolvendo as Polícias Civil e Militar, bem como Guarda Municipal (GM) e Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) foram citados pelo coronel Prado.

Para o coronel, o aumento das apreensões de armas e drogas ajuda também a reduzir no Ceará a incidência de CVPs, de furtos e de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam os homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. "A nossa expectativa é diminuir os crimes. Por isso é muito importante esse trabalho, pois você evita que aquela pessoa pratique algum delito".


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários