Recent Tube

Açude que abastece Tauá sangra e traz esperança à população


Após uma semana de chuvas intensas em Tauá, no interior do Ceará, o açude Trici, que abastece o município, sangrou na madrugada deste domingo, 24. O volume acima da capacidade na barragem trouxe esperança à população, que não presenciava o sangramento há cerca de seis anos, devido à seca no Estado.

A sangria reuniu diversas pessoas no açude Trici. Uma fila de carros tomou a pista principal de acesso ao afluente. O comerciante Francisco Alves, 54, aproveitou a oportunidade para registrar uma foto com a esposa e o filho de nove anos. 

"Um momento que a gente esperava há muito tempo. Nunca tinha visto tantas pessoas na região, muita gente batendo foto no açude. É uma sensação muito boa, estou muito feliz. Nós passamos dificuldades, foi preciso cavar um poço profundo para retirarmos água e já estava acabando", comentou ele.

O capitão Prado, do Corpo de Bombeiros de Tauá, alerta à população para redobrar os cuidados com o manancial cheio. O militar pede para que as pessoas que ingerirem bebida alcoólica não entrem no açude. Em Quiterianópolis, um homem morreu afogado em um açude do município. A vítima havia ingerido bebida alcoólica.

Conforme Prado, o abastecimento da cidade está garantido pelos próximos cinco anos, com o sangramento do açude Trici. "O povo está muito alegre, foram anos de seca. Há uma concentração grande de pessoas olhando o sangradouro. O abastecimento de Tauá estava vindo de Arneiroz, desde o ano passado", disse o capitão.

Açudes sangrando
O açude Caldeirões, localizado no município de Saboeiro, foi o primeiro a sangrar no Ceará, na última terça-feira, 19. Neste domingo, o açude Colina, em Quiterianópolis, também sangrou.

Funceme
Apesar das chuvas recentes, a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é que o Estado possui 65% de chances de ter a quadra chuvosa abaixo da média histórica em 2016, entrando no quinto ano de seca. O órgão explica que, neste mês, as condições atmosféricas facilitaram a ocorrência de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), fenômeno típico da pré-estação chuvosa, e trouxeram chuvas para o Ceará.

A Funceme aponta que essas características podem vir a persistir até meados de fevereiro, notadamente, na sua primeira quinzena, podendo ocasionar outros eventos de precipitação. Segundo a Fundação, um padrão de anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) indica condição de El Niño de forte intensidade no trimestre de fevereiro a abril de 2016.

Informações do O Povo Online



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários