Recent Tube

Saiba o que acontece com o seu corpo quando você para de ingerir açúcar


Pode ser difícil imaginar uma vida sem açúcar. Imagine ter que desistir do chocolate, daquele bolo maravilho, dos refrigerantes…, mas você precisa saber é que ele é o maior vilão da sua dieta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de açúcar recomendado é o de 5% das calorias de uma dieta de 2.000 Kcal diárias. Aliás, você sabia que podem haver valores surpreendentes de açúcar em um alimento considerável saudável? Isso mesmo! Costuma acontecer com as frutas.

Mas o que realmente acontece com o nosso corpo se cortamos totalmente o açúcar da dieta? Listamos sete fatos interessantes que vão provar que vale a pena cortar o açúcar a partir de agora:

1 – Sua pele ficará visivelmente melhor

A ligação entre a dieta e a acne é um assunto debatido há muito tempo por especialistas, que sugerem que essa relação existe.

No entanto, os laticínios não são os únicos culpados. Alimentos que contêm muito açúcar também podem contribuir para uma pele ruim. Um estudo realizado em 2013 revelou que os alimentos com alto teor de glicose – que incluem refrigerantes, doces, bolo e chocolate – têm um impacto direto no surgimento e na gravidade da acne.

Isso porque eles são rapidamente absorvidos pela circulação sanguínea e desencadeiam a produção de hormônios, como a insulina que ajuda a glicose a ser absorvida pelo organismo. Sendo assim, quanto maior a taxa de glicose no sangue, mas insulina é liberada pelo organismo, o que aumenta a produção de gordura do sangue. Além da acne, disso pode levar ao colesterol alto e à obstrução de artérias, fazendo de você, um forte candidato a ter um acidente vascular cerebral (AVC) ou ataque cardíaco.

2 – Além de melhor, ficará visivelmente mais jovem

Comer uma grande quantidade de açúcar pode fazer sua pele envelhecer mais rápido. Em um estudo realizado pela Universidade de Leiden, os cientistas descobriram que pessoas com idade entre 50 e 70 anos, com alto nível de glicose no sangue, aparentavam estar muito mais velhos do que as pessoas em que o nível de açúcar no sangue era menor.

Para cada 180 gramas de glicose por litro no sangue dos participantes, sua idade aparente subiu cinco anos. Isso porque o colágeno e a elastina, responsáveis pela aparência mais jovem da pele, tornam-se mais rígidos com a ingestão regular de açúcar. O resultado é o aparecimento precoce de rugas, segundo disse o Dr. Ross Perry, um médico da clínica Cosmedics, em Londres, para o jornalMail Online.

3- Suas noites de sono serão melhores

Dieta, sono e energia são interligados. Se você cortar o açúcar de sua dieta, rapidamente vai conseguir notar uma mudança no seu padrão de sono. Em um estudo realizado neste mês peloScience Daily, que tinha o objetivo de examinar o impacto de diferentes grupos de alimentos sobre o sono, foi comprovado que o açúcar é o maior responsável pela má qualidade do sono. A gordura saturada e o açúcar diminuem o tempo gasto no “sono profundo”, ou seja, fazem você dormir pior. 

4 – Seu coração será beneficiado

É o que diz o cientista cardiovascular James J. DiNicolantonio. Considerando o impacto do açúcar no risco de surgimento de doenças cardiovasculares, ele descobriu que o açúcar pode estar relacionado à hipertensão, assim como o sódio.

Uma pessoa que consome 25% a mais de açúcar do que é recomendado, corre um risco quase três vezes maior de desenvolver uma doença cardiovascular do que as que seguem a recomendação dietética.

5 – Você vai ficar de bom humor

Estudos revelam que alimentos ricos em açúcar impactam o humor das mulheres na pós-menopausa, e podem ser um fator de risco para o desenvolvimento de depressão. Isso porque o açúcar sendo facilmente absorvido pelo sangue, pode fazer você se sentir irritado e mal-humorado mais tarde. Enquanto que o maior consumo de lactose, fibras, frutas sem açúcar e legumes foi associado a uma menor chance do desenvolvimento de depressão.

6 – Sua memória ficará melhor

Uma boa notícia para os mais “esquecidos”: abandonar o açúcar faz muito bem para o seu cérebro. Pelo menos é o que fiz um estudo realizado pela Universidade da Califórnia. Segundo os pesquisadores, existe uma ligação entre uma dieta rica em açúcar e uma função cerebral prejudicada. Eles também verificaram que o aumento da administração de frutose teve um impacto particular sobre a memória dos animais testados. Sendo assim, cortar o açúcar vai fazer sua memória funcionar direitinho.

7 – Obviamente, você irá perder peso

Está comprovado: a gordura não é o maior inimigo do peso, o açúcar é. Em uma revisão de estudos, publicado pelo The BMJ (British Medical Journal), cientistas analisaram sistematicamente a relação entre a ingestão de açúcar e a produção de gordura corporal em adultos e crianças.

Os dados sugerem que o aumento da gordura corporal ocorre com a ingestão de açúcares, que causam uma profunda alteração na produção de energia. Além disso, ao cortar o açúcar da dieta, você notará uma sensível melhora na digestão, isso porque o aparelho digestivo trabalhará melhor para processar todos os alimentos.

Fonte: Jornal da Ciência

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

2 Comentários

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.