Facebook Twitter Google RSS

Funceme reafirma previsão de inverno desfavorável


Todos os anos, o cearense, principalmente o sertanejo, aguarda ansioso pela chegada do dia de São José, padroeiro do Ceará, comemorado em 19 de março (próximo sábado). Segundo a crença popular, se chover nessa data, o inverno está garantido. A Fundação Cearense de Pesquisa e Meteorologia (Funceme), que tem se notabilizado pelo acerto em suas previsões, entretanto, esclarece que não há nenhuma relação entre uma coisa e outra e reafirma a tendência de chuvas abaixo da média em 2016 o que, aliás, vem se confirmando.

Na manhã desta segunda-feira (14), a chuva que atingiu 70 municípios do Estado deu novamente esperança para os cearenses. A maior preciptação registrada pela Funceme foi emSão Gonçalo do Amarante, com 98mm, seguido por Maracanaú, com 79,4mm, e Barroquinha, com 73mm. Em Fortaleza, foram registrados 57,6mm. 

Previsão

No dia 22 de fevereiro último, a Funceme divulgou a sua previsão para março, abril e maio, três últimos meses da quadra chuvosa. Segundo a Fundação, há 70% de probabilidades de o Estado ter chuvas na categoria abaixo da média no citado trimestre. As chances de haver precipitações na categoria em torno da média e de 25% na categoria acima da média e 5%.

"A Funceme respeita a tradição religiosa e o significado cultural das chuvas no dia do padroeiro e esclarece que, do ponto de vista científico, não há correlação entre a ocorrência de precipitações no dia 19 de março com a qualidade da quadra chuvosa", esclarece o meteorologista Raul Fritz. 

Segundo ele, "apesar de haver uma forte crença popular no Ceará de que se chover no dia 19 de março o período chuvoso será bom, do ponto de vista científico, não há correlação entre as precipitações nessa data e a qualidade da estação chuvosa. Há registros de anos em que choveu no dia de São José e a quadra chuvosa ficou abaixo da média, assim como o inverso". 

O equinócio de outono de 2016 acontecerá no próximo dia 20 de março (perto do dia de São José). Ele marca a passagem do sol do hemisfério sul para o hemisfério norte. Se até esta data as condições oceânicas (do Atlântico tropical, principalmente da sua bacia Sul) não estiverem favoráveis (mais aquecidas do aquelas acima do equador), a tendência tende a não ser boa para as chuvas no Ceará relacionadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principall indutor das precipitações da quadra invernosa no Estado do Ceará. 

Fritz cita dois exemplos recentes que mostram a ausência de correlação: em 2012, no dia de São José, choveu em 110 municípios cearenses. Entretanto, a quadra chuvosa foi bastante seca, com somente 302,5mm acumulados nos quatro meses (fevereiro a maio), enquanto a média é de 607,4mm. 

Já em 2009, no 19 de março, houve precipitações em apenas 54 municípios, mas o acumulado da estação de chuvas ficou bastante acima da média, com 977,1mm.
Informações do Diário do Nordeste

Opinião: Juro que não entendo a Funceme. Se inverno está sendo desfavorável, imagine como é um favorável.


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Siga no Google+

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada