Recent Tube

Processo de impeachment é iniciado e Dilma é notificada


A presidente Dilma Rousseff foi notificada no final da tarde desta quinta-feira (17) sobre a abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados.

O documento foi entregue pelo primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Beto Mansur(PSD-SP), à Secretaria de Governo. Com a iniciativa, começa a contar o prazo de dez sessões para apresentação da defesa da presidente.

Além da notificação, o deputado federal entregou ao governo federal os quinze volumes dopedido de impeachment apresentado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Junior.

Em uma sessão tumultuada, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta, por 433 votos contra um, a lista dos 65 deputados que irão compor a comissão especial para discutir o pedido de impeachment.

Ao todo, 24 partidos indicaram deputados para a comissão, na proporção do tamanho de suas bancadas parlamentares.

Embora no papel o governo federal tenha maioria, na prática há uma divisão equilibrada entre apoiadores e adversários da presidente, com tendência de o grupo pró-impeachment crescer nos próximos dias.

O até agora aliado PMDB, por exemplo, três das oito cadeiras serão ocupadas por deputados declaradamente favoráveis à destituição da petista.

Após ser instalada, o que deve ocorrer nesta quinta-feira (17), a comissão terá um prazo de funcionamento de até 15 sessões do plenário da Câmara dos Deputados -são dez sessões para a apresentação da defesa da presidente e mais cinco para a votação do relatório.

A palavra final será dada pelo plenário da Câmara dos Deputados, em votação aberta e com chamada no microfone. O Senado Federal é autorizado a abrir o processo de impeachment caso pelo menos 342 dos 512 deputados votem nesse sentido.

Caso o Senado Federal abra o processo, a presidente é automaticamente afastada do cargo.

A previsão é a votação final na Câmara dos Deputados ocorra entre a segunda quinzena de abril e a primeira de maio.

Informações do Diário do Nordeste


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários