Recent Tube

CE vai receber 2 milhões de vacinas contra H1N1 nos postos de saúde

O Ceará começa a receber esta semana as primeiras unidades das vacinas contra o vírus H1N1 que serão enviadas a todos os postos de saúde, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). No total, o Ministério da Saúde deve enviar ao estado 2.017.553 de doses da vacina.
Diferentemente de São Paulo, que adiantou a campanha, o Ceará vai acompanhar o calendário nacional, que começa no dia 30 de abril e segue até 20 de maio. No estado, a campanha será unificada em todos os municípios.

A coordenadora de imunizações da Sesa, Ana Vilma Braga, afirma que a distribuição aos municípios deve começar quando o estado tiver recebido em torno de 30% do total aguardado do Ministério da Saúde.

"Em São Paulo, já tem mais de 70 mortes, e nós não. Tivemos dois óbitos, mas foram isolados, no começo do ano, e não tivemos surto. A gente vai cumprir com a data oficial, seguindo todas as normas do programa de imunização nacional", afirmou a coordenadora.

A planilha de distribuição ao municípios está sendo trabalhada, disse Ana Vilma, mas mais de 2 milhões de seringas já foram adquiridas pelo estado. "Estamos trabalhando há quase um mês nessa campanha. O ministério compra a vacina e o estado compra as seringas, que já foram adquiridas. Cada regional vai receber. Quem tem muita pressa vem buscar. Se não, fica dentro do cronograma", acrescentou.

Vacina trivalente

A vacina distribuída na rede pública é trivalente, o que, segundo explica a coordenadora, livra contra H1N1, H3N2 e tipo B. "Na clínica privada, é mais uma cepa do tipo B, que para o Brasil não tem muita diferença. O comitê técnico de imunizações chegou a conclusão que a trivalente atende nossa necessidade, pelo que está circulando no Hemisfério Sul".

A meta preconizada pelo MS é no mínimo 80% da população. "Mas sempre trabalhamos para chegarmos próximos a 100%", destacou a assessora técnica das ações de imunizações, Júlia Araújo.

Público-alvo

Ana Vilma frisou o pedido aos grupos prioritários para que procurem os postos quando a campanha começar no Ceará. "No dia 30, sábado, todas as salas vão estar abertas. Gostaríamos de receber esse público logo. Quando toma vacina, leva de 2 a 3 semanas para o organismo produzir anticorpos", explica. "Essa vacina é incapaz de provocar a gripe. É de vírus mortos, inativados, não faz medo a pessoa tomar", enfatiza a especialista.

O público alvo são: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade (mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação).

Fonte: G1


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários