Recent Tube

Governo desiste de obrigar empresas a oferecerem internet fixa ilimitada


Ministério das Comunicações mudou a posição em relação à questão das restrições da internet fixa. O órgão do governo federal, que preparava um termo de compromisso que obrigava as empresas a oferecerem pelo menos uma opção de plano de internet ilimitada aos seus clientes, desistiu da ideia.

A proposta era de que as empresas poderiam, sim, oferecer planos restritos, desde que também oferecessem ao menos uma alternativa ilimitada. O objetivo era que o termo ficasse pronto até o final deste mês, segundo o ministro André Figueiredo, fazendo as empresas adotarem compromissos de “respeito ao usuário”.

O governo explica que a desistência em relação ao termo se deve ao fato de a Anatel ter proibido por período indeterminado a prática das franquias, forçando as empresas a não cortar a internet ou reduzir velocidades de nenhum de seus clientes, mesmo que a medida esteja prevista em contrato. Isso tornou o termo de compromisso desnecessário.

"O Ministério das Comunicações vai continuar acompanhando a evolução do assunto, sem considerar necessária a formulação, neste momento, de termos de compromisso com as operadoras", afirmou o órgão em nota oficial.

É importante observar que a medida da Anatel é uma vitória temporária daqueles que protestam contra as franquias de internet. A agência já afirmou que a proibição está em vigor para que a questão possa ser reavaliada, o que significa que as franquias de internet podem voltar dentro de algum tempo se o órgão regulador decidir que a prática é justa. "A decisão da Anatel de suspensão dos contratos com franquias de dados deve ser vista como um recuo estratégico da agência", explica o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Informações do Olhar Digital Via Folha de S. Paulo


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários