Recent Tube

Perícia encontra celas danificadas, lotadas e sem água em presídio de Parnaíba/PI.

Penitenciária Mista de Parnaíba ficou danificada após rebeliões (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)
Peniten(Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)
O Núcleo Avançado do Instituto de Criminalística da Polícia Civil iniciou nesta segunda-feira (18) a elaborar um laudo sobre o resultado da inspeção na estrutura da Penitenciária Mista Fontes Ibiapina, Litoral do Piauí, danificada após duas recentes rebeliões. A intervenção da Perícia Criminal aconteceu atendendo uma solicitação da juíza Maria do Perpétuo Socorro, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba.

De acordo com o perito criminal Péricles Avelino, somente com a inspeção fotográfica e pericial foi possível observar grandes danos estruturais no prédio, com celas danificadas, áreas carbonizadas e falta de água. Além disso, a perícia constatou a superlotação e vários presos com problemas de pele.

"De fato o problema no presídio só se agravou com a última rebelião, que aconteceu antes mesmo da direção conseguir reparar os danos do motim realizado em dezembro. Muitas áreas danificadas foram isoladas, aumentando a superlotação nas poucas celas disponíveis", revelou.

A Perícia Criminal tem até 10 dias para concluir o laudo. Antes da entrega, o perito informou que irá conversar esta semana com a juíza Maria do Perpétuo Socorro, para saber se ela quer uma avaliação prévia sobre o dano estrutural do presídio ou um relatório final apontando todos os problemas do local.

Interdição

O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, ressaltou que a denúncia sobre a situação precária da Penitenciária Mista de Parnaíba é antiga. Segundo ele, somente a construção de uma nova unidade resolveria o problema e, por esse motivo, a entidade vai entrar esta semana com uma ação civil no Ministério Público Estadual para pedir a interdição do presídio.

"Na verdade, vamos pedir a interdição de todas as penitenciárias em situação precária, que não têm condições de manter e receber mais presos. Além de Parnaíba, a ação visa atingir também a Irmão Guido, Casa de Custódia, os presídio de Picos, Esperantina e Floriano. Como solução vamos solicitar também a construção de mais duas unidades masculinas e uma feminina", disse.


Perícia Criminal fez inspeção na Penitenciária Mista de Parnaíba (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)

O Sinpoljuspi criticou a reforma iniciada pela Secretaria de Justiça na Penitenciária de Parnaíba, que chegou a ficar dois meses parada porque a empresa responsável não estava recebendo o pagamento. Depois do segundo motim, a obra foi retomada, mas segundo o sindicalista, apenas estão sendo feitos os fechamentos dos buracos nas paredes e tetos, reparos nas grades quebradas e celas danificadas.

Kleiton Holanda lembrou que a Penitenciária Mista de Parnaíba foi criada em 1990, no local improvisado, onde funcionava Mercado Público da cidade. O local conta atualmente com 250 presos em regime aberto e semi-aberto, e 460 detentos no regime fechado. A capacidade era para apenas 137 pessoas.

Nota

O Setor de Engenharia da Secretaria de Justiça do Piauí informou que a Penitenciária Mista de Parnaíba está passando por uma reforma emergencial, que contempla as partes de cobertura; paredes; grades; instalações elétrica, sanitária e hidráulica, incluindo a instalação de nova caixa d'água; piso e pintura; dentre outras melhorias. Também está sendo reformada área para criação de nova ala na unidade, ampliando vagas para detentos, e pátio destinado a essa nova ala.

Fonte: G1/PI


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários