Recent Tube

Resenha | Livro "O Pescador" - Papiro Digital


Resenha

Este é um livro diferente do que estou acostumado a ler e resenhar, é uma coletânea poética do autor Marcello Silva, um livro cheio da mais pura poesia e de algumas crônicas do cotidiano nordestino.

No prefácio do livro é dito que a imagem que mais representaria a obra seria um alpendre, onde no batente da porta estaria uma avó sentada tomando um café e comendo tapioca. É isso mesmo, e acrescento mais, ela estaria contando diversos “causos” vivenciados ou deliciosamente inventados por ela. Essa é a origem do autor, é a minha origem (mesmo que pouco intensamente vivida), é a origem de diversas pessoas que viveram verdadeiramente no interior nordestino (ou de qualquer outro interior), ou que apenas iam algumas vezes na sua infância. É uma viagem no tempo e espaço…


DNA

Tenho o sangue de gente guerreira
E a paixão obcecada pela vida
Mas me encontro parado na porteira
Do caminho que me guiará na ida
Na busca frenética do que quero
No sonho louco que me espera
Em paisagem perdida e derradeira
Pinto a bravura de meu povo
Na busca incessante pela vida inteira.

080908

O livro é dividido em seis partes: Eu Pescador, Paixões, Saudades, Social Político, Raízes e Devaneios. Esses são os temas predominantes em cada um de seus escritos e, em cada página de abertura do tema, vemos uma frase de algum grande inspirador, como por exemplo em “Saudades”: “O tempo não para! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo.” – Mário Quintana. Ou em “Raízes”:“… troque suas folhas, mantenha suas raízes.” – Victor Hugo.

Com relação aos tipos literários, são basicamente poemas líricos, mas em alguns momentos também encontramos crônicas que poderiam ser classificados tranquilamente como poemas narrativos com “cara” de prosa.

Um coisa curiosa que percebi foi que ao final de alguns dos textos (não todos) encontramos uma sequência de seis números, observando bem, cheguei a conclusão de que são as datas de criação de cada um. O porquê de não colocar na forma tradicional (dia/mês/ano) não sei, mas achei interessante e até mesmo poético.

Com relação a capa, se pegou muito bem a ideia de “pescador de palavras” que o autor sugere. Vemos um cenário construído inteiramente por letras, onde uma pessoa observa uma jangada deslizando sobre um mar alfabético. Dentro do livro encontramos diversas ilustrações igualmente poéticas em alguns dos textos.

Bom, O Pescador é um livro que possui o poder de nos transportar pelo tempo e espaço através de sua linguagem simples e de metáforas bem elaboradas. É mesmo uma provocação em alguns momentos, nos fazendo querer poder voltar e fazer as coisas de forma talvez um pouco diferente, ou até mesmo nos fazendo reviver nossos próprios momentos. É uma obra que vale a pena ser lida e relida.


A DOR QUE UNE

Sobre o caixão de um ente querido
Duas famílias se reencontram
Unidos pela dor…
Antigos insultos esquecidos
Velhas diferenças amenizadas.

As lágrimas de agora
Inundam as mágoas de outrora
Abraçam-se como se nunca tivessem se renegado…

A cada aperto de mão;
A cada abraço;
A cada soluço.
O passado se afogava.

Poção – 130714



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários