Recent Tube

Uma porta, um farol e uma pessoa: o menor carro do mundo


Se você achava que essa onda de carros menores, mais voltados para os ambientes urbanos, é uma coisa atual, você precisa conhecer o Peel P50: ele foi o detentor do recorde de menor carro do mundo por mais de 50 anos desde a sua criação, em 1962. Menor até mesmo que o Mini Cooper original e o BMW/Romi Isetta.
A história do pequeno veículo começou na Ilha de Man, onde o P50 foi idealizado por Cyril Cannell, dono da Peel Engineering Company. O carro foi desenhado para ter apenas uma porta, um farol e três rodas – duas na frente e uma atrás –, além de ser equipado com um motor de 40 cilindradas, os mesmos encontrados em scooters e motonetas.

Ele era vendido por £198, aproximadamente R$ 990, e fazia aproximadamente 35 quilômetros por litro de gasolina, o que lhe rendeu o rótulo de ser "mais barato que andar a pé". Cannell criou o P50 para ser um carro ultracompacto, especialmente voltado para o transporte diário entre casa e trabalho de uma pessoa adulta – sendo que era só o que cabia dentro do veículo: um adulto e uma pasta de documentos.

No entanto, o sucesso não foi o esperado, já que apenas 50 unidades do P50 foram produzidas – hoje em dia, apenas 27 ainda existem, fazendo com que ele seja um dos carros mais raros do mundo.

Informações do Mega Curioso, link da matéria.


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários