Recent Tube

30 milhões de pessoas têm problemas visuais e não têm acesso à correção

4,5 milhões de pessoas possuem algum problema de visão, sendo que 56% delas não têm acesso à correção: o dado alarmante é da Organização Mundial de Saúde (OMS). Cerca de 30 milhões de brasileiros também se encontram nessa estatística. De acordo com o Vision Impact Institute, esse cenário torna-se ainda mais preocupante visto que 272 bilhões de dólares são perdidos anualmente no mundo em produtividade devido à não correção.
Segundo o Dr. Marcus Sáfady, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão,  todos, sem restrição de idade, devem fazer algum tipo de prevençãopara evitar problemas com os olhos. O médico explica que os cuidados devem ser tomados desde o nascimento até a idade adulta. No recém nascido, por exemplo, é importante que seja realizado o teste do reflexo vermelho, o popularmente chamado “teste do olhinho”. 




Exame de vista é fundamental
Por meio do exame ocular é  possível diagnosticar patologias, como tumores, acidentes vasculares, diabetes, entre outras. Para esses casos existem exames específicos, mas um simples exame de fundo de olho pode ajudar também a identificar, precocemente, esses e outros problemas. 
“São muitos os sinais que podem ser observados em uma consulta oftalmológica, como por exemplo, alterações no reflexo das pupilas  que podem significar doenças neurológicas; olhos saltados e inchaço são clássicos indícios de distúrbios da tireóide; o olho seco pode apontar disfunções hormonais,  Síndrome de Sjogren, doenç ;a reumática crônica etc”,pontua Sáfady.
Diabéticos: pacientes devem ter maior atenção
É recomendável que todos incorporem os exames oftalmológicos em suas rotinas, mas os diabéticos precisam estar ainda mais atentos. “A diabetes quando chega a quadros avançados pode causar a perda completa de visão”, pontua o médico, acrescentando que muitas doenças são silenciosas e, na maioria das vezes, o paciente só descobre a gravidade quando já não pode mais controlá-las, como por exemplo, no glaucoma. Por isso, a importância de um exame periódico com um médico oftalmologista.
Nos primeiros anos de vida, é importante que os pais observem se os filhos possuem desvios nos olhos ou atitudes que possam evidenciar a dificuldade de visão, por exemplo, o hábito que algumas crianças possuem de aproximar o livro dos olhos, ver televisão muito de perto, confundir o “0” com o “8”, o “M” com o “N” etc. Já na idade adulta, deve ser feito o exame oftalmológico sempre que o paciente detectar algum sintoma estranho ou tiver qualquer incômodo nos olhos.
“É importante que a consulta com um oftalmologista seja feita com frequência, principalmente, para aqueles que estão na faixa dos 40 anos. Nessa idade a realização de consultas de rotina é extremamente importante, pois nessa fase será realizado o exame de fundo de olho e a medição da pressão intra-ocular. Ambos são fundamentais para a prevenção precoce do glaucoma, além de outras patologias”, finaliza. 

Informações do Diário do Nordeste, link da matéria.

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários