Recent Tube

Vitamina D: benefícios que vão além da reposição do cálcio


Sempre associada ao poder de contribuir positivamente para a saúde dos ossos por promover a absorção de cálcio, a Vitamina D traz consigo benefícios que parte da população ainda não conhece. Sua capacidade de interferir no processo anti-inflamatório e na imunidade vem sendo estudada por especialistas nos últimos anos.

Pesquisadores do National Jewish Health descobriram eventos específicos e sinalizadores pelos quais a vitamina D inibe a inflamação. Por meio de experiências, eles mostraram que índices baixos do componente comparáveis aos índices observados em milhões de pessoas, não conseguiram inibir a cascata inflamatória, enquanto que os índices considerados adequados inibiram os sinais de inflamação.

Profissional renomado nacionalmente, o Dr. Fernando Guanabara ressalta que no Instituto Guanabara, recém-inaugurado no Complexo São Mateus, em Fortaleza, os esforços são voltados para que cada paciente atinja um nível ótimo de Vitamina D: “ela é extremamente importante para o sistema imunológico, por isso a gente precisa deixar ela em um nível ótimo. Antes de começar a suplementar é preciso avaliar para saber quanto está o nível do paciente, aí atuamos em cima disso”, reiterou.

Combate
A capacidade de produção de uma proteína que ajuda o corpo a combater bactérias e vírus é o diferencial da “D”. É comum que pessoas com a deficiência deste nutriente adoeçam com mais frequência e estejam propensas a desenvolver doenças respiratórias.
Para Fernando Guanabara, a frequente ausência deste hormônio no corpo está relacionada ao estilo de vida da atualidade, quando, cada vez menos, nos expomos ao sol, e nos acostumamos a ficar entre quatro paredes com iluminação artificial. “O melhor horário para tomar vitamina D é pela manhã. Com certeza é um hormônio que melhora até a sintomatologia da Chikungunya”, lembrou o médico.

No Instituto Guanabara é possível fazer a reposição intramuscular de vitamina D no mesmo dia por meio de um método eficaz de rápida absorção. A equipe de especialistas do local está também devidamente preparada para suplementar a Vitamina D3, forma ativa da vitamina D, que é essencial para o tratamento da osteoporose por promover a absorção de cálcio da dieta.





Profissional
Médico, Fernando Guanabara é pós-graduado em Gastroenterologia com atualização na Harvard Medical School e membro da Sociedade Brasileira de Estudos da Fisiologia e Associação Brasileira de Ozonioterapia.
Toda segunda-feira, às 19h, o DR. Fernando promove um live em sua página no Facebook: Instituto Guanabara. O momento é ideal para que os pacientes retirem dúvidas e se atentem para dicas importantes à saúde.

Informações do O estado do CE

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários