Recent Tube

Saiba como se proteger de software que dá acesso à webcam e microfone

Uma prática chamada creepware, realizada através de um software de spyware, com o qual uma terceira pessoa consegue acesso à webcam e microfone de um dispositivo, tem assustado muitos usuários, que questionam sua vulnerabilidade diante dessa ameaça silenciosa.

O assunto virou polêmica depois de uma publicação de Mark Zuckenberg, na qual era possível observar que sua webcam estava coberta com um adesivo. 

A proteção contra creepware requer uma ferramenta especializada, pois muitos destes softwares consegue driblar firewalls e antivírus. Um dos grandes mitos em relação a este assunto é que a luz LED da webcam ficará ligada enquanto estiver ativada. Porém, normalmente esta opção simplesmente é desativada para que o usuário não perceba que está sendo observado. Uma medida básica de prevenção é manter o computador, o sistema operacional e os navegadores sempre atualizados, além de usar um bom programa antivírus e um firewall. 

No entanto, como já foi mencionado, alguns creepware conseguem driblar essas proteções. Mark Zuckenberg não estava errado ao tapar a sua câmera com uma fita, o uso de uma barreira física é uma medida que nenhum software consegue superar. Porém, não é suficiente: o microfone do usuário continua completamente exposto e videoconferências por Skype ou qualquer outra atividade que requer o uso da webcam continuará podendo ser vigiada e gravada.

Para proteger os usuários contra este tipo de ameaças, surgiram ferramentas específicas de proteção contra creepware. Este é o caso da ferramenta Webcam Protection, que forma parte do programa Privacy Suite, dedicado à privacidade e segurança de dados. A versão 18 do software da empresa alemã Steganos inclui este recurso especialmente desenvolvido para evitar que hackers tenham acesso à webcam e microfone do dispositivo. A medida a tomar é bastante simples, com somente dois cliques o usuário estará protegido. Basta abrir o programa, clicar em “Privacidade” e a seguir clicar “Proteção da webcam".

Para obter mais informações sobre o software de segurança digital da Steganos, visite o site do Privacy Suite em português.

Informações do Diário do Nordeste, link






Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários