Recent Tube

Coletor menstrual: vale a pena? - Dra. Ana Escobar


“Mulher é bicho esquisito: todo mês sangra!”. Essa frase está na música “Cor de Rosa Choque” de Rita Lee, e resume com humor uma característica biológica essencialmente feminina: a menstruação.

Durante o período fértil da vida, todas as mulheres sangram uma vez por mês, por mais ou menos 5 dias e 5 noites, que às vezes parecem intermináveis, principalmente quando este período vem acompanhado por outros desconfortos temidos como as cólicas e/ou precedido pela famosa TPM que atormenta não só a mulher, mas as pessoas à sua volta. Definitivamente, não é fácil. Ciclamos todos os meses férteis. E sangramos quando a concepção não se faz.

Algumas dúvidas acompanham as mulheres há milênios: o que fazer com este sangue que escoa pelo canal vaginal? Onde se pode armazená-lo? Onde pode ser descartado? Como conseguir manter as atividades e tarefas do dia a dia com este “incômodo”? Estas questões foram solucionadas de variadas e criativas maneiras pelas mulheres, de acordo com seus hábitos e suas culturas, nas muitas épocas da história humana.

Nos tempos modernos a cultura ocidental nos apresentou os absorventes descartáveis. Há vários tipos, formatos, tamanhos e modos de utilização destes absorventes que podem ser de uso interno ou externo. Mais importante que tudo: funcionam e atingem seu objetivo maior; que é o de dar mais conforto à mulher e permitir que a vida continue, posto que as atividades diárias não são prejudicadas.

No entanto, outro “dispositivo” tem conquistado a confiança de muitas mulheres e sua procura tem aumentado consideravelmente no Brasil nos último anos: são os coletores menstruais. O que são?

Coletores menstruais são pequenos “copinhos” de silicone, dobráveis, que devem ser introduzidos no canal vaginal para, literalmente, coletar a menstruação.

O coletor deve ser cuidadosamente dobrado e introduzido no canal vaginal onde fica preso pelo vácuo que faz, quando é desdobrado e posicionado. Há algumas técnicas para sua introdução. Segundo as mulheres que o utilizam, não é nada complicado. Quando se pega o jeito, fica tão fácil como andar de bicicleta. 

As mulheres que o utilizam garantem que, quando devidamente posicionado, o escape de sangue é zero, o que os torna bastante seguros.






O sangue menstrual vai “pingando” dentro do coletor, que deve ser esvaziado de tempos em tempos, dependendo da intensidade do fluxo.

Recomenda-se ficar com o coletor pelo prazo máximo de 12 horas. O sangue deve ser descartado no vaso sanitário e o coletor pode ser reutilizado, depois de higienizado com água e sabão. Após o período menstrual recomenda-se a esterilização do coletor com água fervendo, para que possa ser reutilizado novamente no próximo ciclo.

Por isso, uma das vantagens dos coletores é a econômica. Um coletor custa em torno de R$100,00 e pode durar até cinco anos.

As mulheres que o utilizam não referem desconforto físico e garantem que as noites de sono e a prática de esportes são tranquilas quando estão com o coletor. Não há cheiro, pois o sangue coletado não entra em contato com o ar ambiente. Outra vantagem é a ecológica: os absorventes internos ou externos são de difícil descarte.

Novos tempos, novas ideias e novas soluções! Evoluir, inovar, criar e superar obstáculos são apenas algumas de nossas missões neste mundo.

Fonte: Bem Estar / Dra. Ana Escobar
Imagem: Reprodução/Flickr/Michelle Tribe


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários