Recent Tube

Profetas da chuva fazem previsões e são otimistas sobre o inverno cearense em 2017

Em Quixadá, dezenas de homens e mulheres que cresceram lendo a natureza discutem sobre a possibilidade de chuvas no Ceará em 2017. É o 21º Encontro dos Profetas da Chuva, que este ano enfrenta a ansiedade de um possível sexto ano de seca severa no Estado. De acordo com as apresentações deste sábado, a quadra chuvosa será positiva, mas ainda em intensidade insuficiente para recarregar os reservatórios. 

O encontro começou emocionado. O falecimento de um dos mais velhos profetas, Seu Antônio Lima, levou lágrimas aos participantes da tradicional festa. Depois de cinco anos sem chuvas que consigam dar alívio ao cearense - principalmente o sertanejo - os profetas são otimistas. A lua e a composição de astros que a envolvem são um dos principais meios que a natureza escolhe para ser traduzida. Mas tem também o movimento dos ventos, as andanças dos animais, os formatos das plantas...

O profeta Josué disse que observa a estrela Dalva e, de acordo com seu movimento, é capaz de prever chuvas para o Ceará este ano. “A estrela está voltando para o Norte, isso significa que vai ser bom inverno”, ressaltou. Ele contou que acompanhou a vinda da estrela do Norte para o Sul. “Teremos bom inverno e muitas chuvas”, reforçou. 

Para Elismar, 2017 foi um ano difícil de prever. Mesmo assim, os astros puderam lhe mostrar que o Estado terá precipitações localizadas a partir da segunda quinzena de fevereiro, se intensificando nos meses de março e abril. “Deus me permitiu ver os astros”, frisou.

Célio de Assis, outro profeta de Quixadá, observa a carnaúba. Segundo suas observações, vai ter chuva nesse ano.

"É um nível de conhecimento importante. Baseado na observação da natureza. Todo conhecimento tem sua validade e deve ser reconhecido. E esse é um evento de cultura popular muito importante para o Ceará", disse o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, João Lúcio de Farias.

Na próxima quarta-feira, dia 18, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgará o primeiro prognóstico de chuva no Ceará para 2017.

Informações do O Povo Online, link




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários