Recent Tube

Escritor baiano "Elicio Santos" é nosso novo colunista.

Elicio Santos é natural de Ilhéus/BA. Usa o pseudônimo de "Marginaldo". O nome da coluna será "Literagindo" e será postado semanalmente com conteúdo variado sobre literatura.

Elicio começou a escrever na adolescência, a princípio somente poesia. Retornou com toda a força à seara literária em 2011. Fez duas oficinas literárias e hoje é estudante de Direito (décimo semestre). Remete colaborações periódicas às revistas "Capítulo Um", "Litere-se" e "Avessa". É completamente apaixonado pelo poder das letras. Tem quatro livros publicados. "Vozes Poéticas"; "Contos Urbanos", "O Porquê das Coisas" (prosa poética) e "Revolução Singela" (poesia). Integra o projeto "Leia livros" que publica e divulga autores nacionais gratuitamente.

Algumas premiações:


Email: elicio.nascimento@hotmail.com





GESTOS IMORTAIS 

O dia começa como sempre. Abraço grosso no filho e beijinho na mulher. Mal se contém de expectativa, pois o sonho do filho (também dele), finalmente desabrocha: convidado por uma gravadora de poucos. É só um teste, mas tem tudo para decolar. 

Durante a noite mal dormida, mediante uma consciência não exata, o pai relembrara todo o seu esforço. Desde as primeiras notas, quando o filho tinha três anos de idade, até o último ensaio conjunto para a oportunidade iminente, também refletira no livramento das suas dificuldades, talvez a chance de largar o que faz para dedicar-se à carreira do rebento. 

Conforme o hábito, antes do filho e da mulher acordarem, o pai se esmera no preparo da refeição matinal. Cansado, ele se senta à mesa. Aguarda, cheio de satisfação, a presença dos seus. Não demora a recebê-los com um sorriso emocionado, todavia não esperava a mulher tão arrumada. Os olhares se chocam durante um silêncio conhecido, entre suspeito e imprevisível. Sem aviso o pai se ergue, berra; soca a mesa e a alma da mulher. Um suspense incômodo se espalha. Molha a explosão anterior. O filho soluça os motivos da mãe enquanto o chefe da casa, de um lado para o outro, cozinha as suas faltas. Semblante estreito se desculpando, mãos ao alto pedindo compreensão até, num rompante, ficar de joelhos: 

- Vamos passar uma borracha nisso tudo, minha gente. Hoje é o dia do nosso menino, querida... consegui uma folga só pra curtir isso, precisamos de paz! 

- A doméstica aceita. Esquiva-se do abatimento em segundos. 

Risos encobrem o malsucedido. De mãos dadas, os três se acalmam durante um novo cântico do rapazinho. Ao final, os elogios dos pais. Quem se lembra dos xingamentos e ameaças? Provavelmente a destinatária, que solicita: 

- Jura se comportar, querido? – Cochicha e o abraça. A resposta vem muda e áspera, no cangote. 

A casa se alegra melodiosa, até a partida. Detalhadamente planejado pelo pai, o trajeto ao estúdio não pode falhar. 

Quando o carro deixa a garagem, enfrenta os admiradores que felicitam. Empunham os cartazes da vitória. O chefe do lar os cumprimenta, sem descuidar o volante. O homenageado quase chora, distribui tchaus mudos, pela janela entreaberta. 

Alguns minutos de estrada, o pai se desconcerta. 

- Pra que isso tudo, querida? 

- Isso o quê? 

- Esse excesso de maquiagem, você sabe que eu não gosto! 

- Vai começar?! – Ela desafia com os apetrechos em riste. Numa mão um “Boca Vermelha”, na outra o espelhinho dos retoques. 

Ele bufa se avermelhando. Alterna o foco entre a mulher, a direção e o filho. Passa a marcha junto ao acelerador, como quem se vinga. 

- Que é isso, querido? ... diminui! 

- Não, amor. Esse momento exige emoção! 

- Pra que andar tão rápido, pai! 

- Calma, filhão. Essa adrenalina é demais! A sua mãe também curte. Né, querida? – Indaga se virando ao lado. 

- Tá maluco, para com isso, pelo amor de Deus! – A mulher exclama toda encolhida. 

O pai acelera e faz ultrapassagens. Mãe e filho quase se estraçalham de clemência. A cada ameaça de choque, os conduzidos rezam. Repetem as súplicas que parecem inúteis até, de brusco, receberem a atenção. O pai freia e, com pouco, retoma a velocidade, mas num ritmo seguro. 

- Ah! ... Desgraçado, você fez de novo! – Berra tirando o cinto. Passa a esbofetear o seu homem. 

- Não, mulher... para! 

- Pai, cuidado! 

*** 

O quarto se revela, devagar. 

Bem que o pai tenta, mas não efetua os movimentos pretendidos. Sente dores por todo o corpo e a cabeça embaralhada. Grita o mais alto possível, ao descobrir que está num hospital. Logo uma mulher de branco se apresenta, jeito defensivo. 

- Bom dia! – A funcionária cumprimenta. 

- Bom dia, moça! ... eu, eu preciso ter notícias da minha família! ... onde eles estão? 

Após tossir e engolir muita saliva, um pouco cabisbaixa, a servidora anuncia: 

- Sinto muito! 

O pai deixa uma lágrima intrusa escorrer, mira o teto. Não une os outros sons que lhe chegam, pois fica muito ocupado dialogando com Deus. Do lado direito da Majestade, a mãe e o menino cantor, guiados pelo refrão angelical. Não aceita a despedida, que se refaz a cada segundo: abraço grosso no filho, beijinho na mulher.


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários