Recent Tube

Saiba o que a cor das fezes pode dizer sobre a sua saúde

A cor das fezes, assim como sua forma e a consistência, normalmente, refletem a qualidade da alimentação e, por isso, estão muito relacionadas com o tipo de alimentos ingeridos. No entanto, as alterações na cor das fezes também podem indicar problemas intestinais ou doenças, como hepatite ou úlcera gástrica, por exemplo.
Geralmente, as fezes normais devem ser de coloração acastanhada devido à digestão da bile e, por isso, sempre que a cor está alterada por mais de 3 dias é importante consultar um gastroenterologista para identificar se existe um problema e iniciar o tratamento adequado, caso seja necessário.

O que significa a cor das fezes
As principais causas de alteração na cor das fezes incluem:

1. Fezes amarelas

Saiba o que a cor das fezes pode dizer sobre a sua saúde
As fezes amarelas normalmente indicam dificuldade do intestino para digerir a gordura e, por isso, pode estar relacionada com problemas que diminuem a capacidade de absorção intestinal, como doença Celíaca, ou ser causadas pela falta de produção de enzimas pelo pâncreas, podendo indicar problemas neste órgão. Além disso, as fezes amarelas também podem surgir no caso de infecções intestinais. Saiba mais: O que pode causar Fezes Amarelas.
O que fazer: deve-se estar atento a outras mudanças nas características das fezes, como consistência e forma, e caso a alteração dure mais de 3 dias é recomendado consultar um gastroenterologista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

2. Fezes verdes

Saiba o que a cor das fezes pode dizer sobre a sua saúde
As fezes verdes são mais comuns quando o intestino está funcionando muito rápido e não tem tempo suficiente para digerir corretamente a bile, e, por isso, é normal o surgimento de fezes verdes em situações de estresse, embora também possa acontecer devido a síndrome do intestino irritável. Além disso, as fezes verdes também podem aparecer quando se ingere muitos vegetais verdes, como espinafre, ou quando se faz suplementação de ferro, por exemplo.
O que fazer: deve-se avaliar se existe ingestão aumentada de vegetais verdes ou se se está a tomar um remédio com ferro na sua composição, pois podem causar alteração da cor das fezes. Caso não seja o caso, é aconselhável consultar um gastroenterologista se o problema se mantiver por mais de 3 dias.

3. Fezes avermelhadas

Saiba o que a cor das fezes pode dizer sobre a sua saúde
As fezes avermelhadas geralmente indicam a presença de sangue e, sendo assim, são muito frequentes em situações de hemorroidas, por exemplo. Porém, também pode ocorrer sangramento devido a infecções, problemas inflamatórios, como doença de Chron e colite ulcerativa ou doenças mais graves, como câncer.
Veja outras causas em: Sangue nas fezes.
O que fazer: é recomendado ir ao pronto-socorro ou consultar imediatamente um gastroenterologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

4. Fezes escuras

Saiba o que a cor das fezes pode dizer sobre a sua saúde
As fezes escuras ou negras são, geralmente, acompanhadas por um odor muito mais fétido do que o normal e podem ser sinal de sagramento em algum lugar ao longo do sistema digestório, geralmente no início do tubo digestivo devido a úlceras ou varizes esofágicas, por exemplo. No entanto as fezes escuras também podem ser produzidas pelo uso de suplementos de ferro.
Saiba que mais pode causar esta alteração em: Fezes escuras.
O que fazer: caso não se esteja a ingerir suplementos ou remédios com ferro é recomendado consultar o mais rápido possível um gastroenterologista ou ir ao pronto-socorro caso surjam outros sintomas como febre, cansaço excessivo ou vômitos.

5. Fezes claras

Saiba o que a cor das fezes pode dizer sobre a sua saúde
As fezes claras, ou esbranquiçadas, surgem devido à dificuldade do sistema digestório para digerir a gordura e, por isso, podem ser sinal de problemas no fígado ou nas vias biliares.
O que fazer: é aconselhado consultar um gastroenterologista para fazer exames de diagnóstico, como tomografia ou ultrassonografia, diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. Saiba mais o que fazer em: Como eliminar a gordura nas fezes.

Cor das fezes do bebê

As fezes do bebê, quando nasce, têm uma coloração escura esverdeada e um textura pegajosa e elástica, que se chama mecônio. Durante os primeiros dias, a cor das fezes do bebê se torna mais esverdeada e depois mais clara, de acordo com a quantidade de gordura e água presente no leite que ele toma. Geralmente, as fezes costumam ser aguadas, com alguns grumos, lembrando a aparência das fezes dos patos ou galinhas.
Durante os primeiros 15 dias é comum que os bebês evacuem fezes líquidas de 8 a 10 vezes por dia, ou todas as vezes que mamarem. Quando a mãe tem prisão de ventre, é possível que a criança passe mais de um dia sem evacuar, mas, quando evacuar, as fezes devem ter o mesmo aspecto aquoso e com grumos.
Aos 6 meses, ou quando o bebê começa a alimentação diversificada, as fezes voltam a mudar de cor e consistência, se tornando mais parecidas com as fezes de uma criança ou adulto, tanto no que diz respeito à cor, como à consistência e aroma. Isso porque a capacidade digestiva já começa a ser mais complexa e os alimentos que ele ingere são cada vez mais parecidos com os alimentos do resto da família.
Saiba mais sobre quando as alterações do bebê podem indicar problemas em:

Informações do Tua Saúde, link





Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários