Recent Tube

Sobre tudo que penso | Juvenal Arruda.



Olá amigos leitores. Apresentamos nosso novo colunista: o jovem poeta, escritor sobralense Juvenal Arruda. O autor tem 23 anos é graduado em Pedagogia e começou a escrever poesias quando ainda tinha onze anos. Encontrou na arte poética a melhor forma de extravasar seus sentimentos e experiências. É Autor de três livros de poesias: “Nosso Tempo”, “Meus Retalhos” e “Escutei Dentro de Mim”. Está produzindo seu quarto livro, uma ficção com o título "Alma Avulsa".

"Sobre tudo que penso" será o nome da coluna de Juvenal Arruda no blog Chavalzada. Vamos escutar, ver e sentir o que o pensa esse grande autor do nosso tempo que rasga em retalhos poéticos sua alma.


Sobre a importância da arte de escrever 

Por muito tempo me perguntei: Por que a escrita é tão importante para mim? Por que realmente PRECISO escrever? Para responder a essas perguntas tive que estabelecer entre mim e essa arte, um pequeno hiato de...Me deixa ver... De uma semana, apenas! (Risos). Foi tudo que consegui. Então, escrevo porque é imprescindível para eu continuar vivendo. 

Não sendo o bastante, fiz um regresso em minhas memórias. Já não estou digitando aqui. Me vejo de frente a minha caligrafia recheada de rabiscos mal feitos – quase um garotinho das cavernas e suas primeiras figuras rupestres. Mas quem conhece Emília Ferreiro e suas teorias sobre a aquisição da escrita facilmente perceberia alguma coerência, algum nexo no jogo dos meus próprios símbolos e tentativas de escrita. 

Os professores precisam estar fundamentados nessas teorias importantes. Sofri muito no período de alfabetização. Quando recordo dessa época meu coração aperta, pois fui vítima de bullying tanto pelos colegas de classe, quanto pela alfabetizadora que chegou a dizer: Eu desisto! Você é burro mesmo... 

Outra professora assumiu o lugar dessa pseudocente – graças a Deus!Essa nova alfabetizadora me inspirou e me incentivou bastante a ler e a escrever. Posso dizer que, até então, minha autoestima linguística estava péssima, pudera! Mas superei essa fase de dificuldades de aprendizagem – e as provas maiores são esta crônica e meus livros de poesia. 

Aliás, meu terceiro livro foi lançado este ano (2017)e se intitula Escutei dentro de mim. Na escrita desse livro, em particular, pude ratificar, terminantemente, o quanto a arte de escrever é indispensável para meu desenvolvimento humano, em todas as esferas que compõe minha existência. 

Por meio da escrita poética, em especial – porque agora estou me aventurando em fantasia também –, posso me reinventar, me reconstruir sempre. Ou seja, não a nada que me fortaleça tanto quanto escrever. 

Mas escrever não é um trabalho fácil e também não é algo impossível – é o meio-termo de ouro. E como todo trabalho, sempre vai exigir esforço e dedicação. Então, para quem deseja escrever algo realmente relevante, são necessárias muitas leituras, muito exercício de escrita e reescrita – pois só aprendemos algo, no exercício constante do mesmo. Assim também nos aperfeiçoamos sempre. 

Para quem quer escrever somente por escrever, sem pretensão de publicar um livro, bem, continue. O ato de escrever é uma espécie de selfiepsicologia, pelo qual ao mesmo tempo em que você se deita no divã das palavras, você consegue escutar sua voz interior por escrito e, assim, libertar seus fantasmas, bem como também seus sonhos e anseios. Você se descobre diferente, ou melhor, você se descobre realmente como é na íntegra. 

Enfim, é por tudo isso que escrevo. Porque aprender a ler e a escrever me exigiram muita dedicação e disciplina – e me apaixonei! Escrevo porque o mundo não basta para mim. Escrevo porque fui motivado por professores fabulosos e por portais que encontrei em diversos livros. Por isso escrevo, para ampliar meu próprio universo particular, no qual caibo confortavelmente, com tudo que sou.

Juvenal Arruda


 







Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários