Facebook Twitter Google RSS

Bicicleta completa 200 anos: conheça tipos da "magrela"


Nesta segunda, 12 de junho, a bicicleta completa 200 anos. Em 1817, o alemão Karl Drais construía a primeira bicicleta do mundo, batizada como "draisiana" em homenagem ao seu inventor. A draisiana foi o primeiro veículo de duas rodas em linha reta, que era movido pelo condutor por meio de empurrões com os pés contra o solo, alternando as pernas. Para controlar o veículo, o condutor utilizava uma alavanca que lhe permitia a possibilidade de mudar a direção da roda dianteira. 

Se você está pensando em entrar para o mundo das bikes, é importante saber que, antes de comprar a sua bicicleta, é necessário estar atento a alguns fatores para escolher o modelo certo. "Muita gente, quando vai começar [a pedalar] ou mesmo quem já sabe e vai comprar uma bicicleta, imagina que é uma escolha simples, que são todas iguais. Na verdade, existem muitas características, muitos tipos de bicicleta diferente", explica o engenheiro civil Felipe Alves, ciclista desde a infância.

De acordo com Alves, uma recomendação é que a pessoa saiba qual vai ser o uso da bicicleta antes de comprá-la. "Tem gente que quer apenas para lazer no fim de semana, tem gente que quer só para ir a passeios, tem gente que quer para treinar como um esporte e tem gente que quer para o uso urbano - para ir ao trabalho, à escola, à faculdade. Dependendo do que você queira, a bicicleta mais adequada vai ser diferente, seja uma bicicleta com essa finalidade específica ou um modelo que permita uma gama maior de usos, mas que não seja tão bom para nenhum uso específico”, afirma. 

Outro ponto importante é que existem tamanhos variados das peças da bici, seja o diâmetro da roda ou o tamanho do quadro. Portanto, a pessoa deve estar atenta para escolher um tamanho que seja adequado às suas características físicas. As Revistas O POVO trazem, com informações do site Núcleo Bike, cinco dos tipos mais comuns de bicicleta para te ajudar a escolher sua nova companheira e sair pedalando por aí. 

Tipos de bicicleta

Foto: connel/Shutterstock
URBANA
Como o próprio nome já diz, são as bicicletas mais indicadas para quem vai pedalar na cidade em um passeio ou como meio de transporte, seja nas ruas, nas ciclovias, ciclofaixas ou no parque. Tem pneus mais finos e sem cravos, proporciona maior estabilidade e itens como bagageiro, por exemplo. As bikes urbanas podem ser encontradas em modelos específicos para mulheres - em geral, equipadas com cestas fixas no guidão e quadro com desenho diferente, que possibilita o uso de saia pelas ciclistas.

Foto: reprodução/site A Vida de Bicicleta


DOBRÁVEL
Também indicada para uso urbano, esse tipo de bicicleta pode ser dobrada e guardada sem ocupar muito espaço, como no porta-malas do carro. O transporte da bike dobrável também é mais fácil. Ela pode ser embarcadas em ônibus, trens, metrôs e aviões. Assim como as urbanas, a dobrável é mais lenta e menos eficaz nas subidas do que as bicicletas convencionais.

Foto: Buld/Shutterstock


FIXA
É uma adaptação das bicicletas de velódromo para as ruas. Sua principal característica é que ela não possui roda livre: a roda traseira gira e os pedais também giram, para a frente e para trás. Para andar nesse tipo de bicicleta, é necessário pedalar sempre, não sendo possível parar de pedalar e ir "na banguela". O freio, em alguns casos, é apenas dianteiro e a frenagem pelo travamento dos pedais com as pernas. O controle da velocidade é feito pelo ritmo das pedaladas. É uma bicicleta leve e não possui marcha.

Foto: inigocia/Shutterstock


MOUNTAIN BIKE
Esse tipo de bicicleta, também conhecida como MTB, é uma das mais populares no Brasil. É indicada para o uso em qualquer terreno, especialmente para fazer trilhas em terrenos acidentados, estradas de terra, neve e lama. Seus pneus são largos e com cravos, que conferem maior estabilidade em terrenos irregulares e na lama. Podem ser equipadas com sistema de amortecimento, suspensão dianteira, dianteira e traseira, rígida (sem suspensão) e câmbio de até 27 marchas.

Foto: steamroller_blues/Shutterstock


SPEED
São as bicicletas apropriadas para velocidade, usadas em corridas - leves e desenvolvem boa velocidade na estrada e no asfalto. Seus pneus são finos e com alta pressão para diminuir a aderência com o solo e proporcionar mais velocidade.

Informações do O povo Online, link








Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Siga no Google+

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada