Facebook Twitter Google RSS

Chove em Chaval um dia depois do início do verão - Verão? Como assim?

Uma chuva de intensidade moderada caiu em Chaval na tarde dessa sexta-feira, dia 22 de dezembro, marcando o início da estação chuvosa na nossa região.

O título da postagem pode até confundir algumas pessoas, que normalmente relacionam as chuvas com o inverno.

É comum na nossa região, chamar de inverno o período chuvoso que se inicia em dezembro e estende com mais intensidade e regularidade entre fevereiro e março, podendo por muitas vezes ir até junho, de forma mais esporádica e moderada. Mas a verdade é que estamos oficialmente no verão, estação que começou nessa quinta-feira, dia 21. Muitos dizem: "é verão pra eles do sul, mas pra nós é inverno". Essa afirmação é meio equivocada, já que as estações do ano se baseiam no posicionalmente da terra em relação ao sol e não da incidência de dias de sol e dias chuvosos.

Mas então por que chove aqui no verão? Não deveria ser sol e calor.

Chove mais no verão porque o ar fica mais quente e com maior capacidade para armazenar a umidade (vapor) que, em grande quantidade, se transforma em chuva. O sol forte faz a água dos mares, rios, lagos e florestas evaporar com muita facilidade. Assim, formam-se nuvens gigantescas, chamadas Cumulonimbus, com mais de 10 mil metros de altura. Parecem uma esponja gigantesca que vai se encharcando cada vez mais. Quando estão carregadas, despejam essa água evaporada sobre a superfície da terra.


A época de chuvas vai de dezembro a fevereiro nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, no Sul da Amazônia e no Norte da região Sul. Em geral, os aguaceiros de verão são bem fortes, acompanhados de ventos, muitos raios e trovoadas. No entanto, duram pouco tempo. É comum cair granizo (pedrinhas de gelo). Aqui no Nordeste, as chuvas são mais frequentes em fevereiro e março. No Norte costuma chover o ano todo. Na maior parte do Sul tem mais temporais no inverno.




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Siga no Google+

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada