Recent Tube

15 mitos e verdades sobre o aparelho dental | Clínica Mais Saúde

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de que terá que usar aparelho ortodôntico, várias questões vêm à cabeça. Será que vai doer muito? Como vou ficar? Por quanto tempo terei que usá-lo? Vou ter que mudar meus hábitos alimentares?

Aparelho ortodôntico funciona mais na dentição permanente? 
Mito. Não existe a questão de funcionar melhor ou pior na dentição permanente ou decídua (“leite”). O tratamento ortodôntico quando bem indicado e na fase correta terá sucesso e podemos separá-los em preventivo e corretivo. O preventivo é indicado na dentição decídua ou mista, quando diagnosticamos precocemente um problema e conseguimos tratá-lo de uma maneira não tão radical. O corretivo já está vinculado à dentição permanente.

Você terá melhores resultados se usar o aparelho na infância 
Verdade. Se for a questão do tratamento preventivo. Um bom exemplo em que esse tratamento funciona melhor é em problemas de muita falta de espaço, mordida cruzada ou aberta.

Aparelhos precisam de cuidados especiais 
Verdade. É preciso ter mais atenção na hora da escovação. É normal que ela se torne mais demorada e detalhada para evitar acúmulo de comida, afinal, com o aparelho é mais fácil ficar resíduos nos cantos dos dentes ou entre eles. E também é preciso atenção com o que se come e como se come.

Quem usa aparelhos ortodônticos não pode comer alimentos como amendoim, pipoca, manga 
Mito. É permitido comer de tudo contanto que se saiba comer. É tudo uma questão de jeitinho, porque se for de qualquer jeito você pode quebrar alguma peça do aparelho.

Usar aparelhos ortodônticos é sempre muito doloroso e demora demais para se conseguir resultados 
Mito. É comum sentir um pouco de dor no início por não estar acostumado com o tratamento, pois de fato é aplicada uma força que será responsável pela movimentação dos dentes. Mas hoje se sabe que não adianta forçar demais, pois força em excesso faz mal para o organismo, uma vez que ele precisa de um tempo de reparação a cada movimento. E o tempo médio de tratamento costuma ser dois anos, o que não é considerado um período muito longo.

Aparelho estético é menos eficiente. 
Mito. É tão eficiente quanto o comum.

Depois de um tempo sem o aparelho é possível os dentes voltarem a ficar tortos. 
Verdade. A oclusão (relação de mordida entre a arcada dentária superior e inferior) não é estática, ela está sempre em movimento. Por isso a importância do aparelho contenção. Se a pessoa usou aparelho ortodôntico por dois anos, ela precisará ficar mais dois anos com a contenção para que o osso e os ligamentos periodontais entendam e memorizem qual é o lugar deles agora.

Quanto mais apertado o aparelho, mais eficiente 
Mito. Força demais não tem nada a ver com o tratamento. Já falamos que ela em excesso pode até prejudicar a arcada dentária e os dentes.

Quem usa aparelho ortodôntico apresenta dificuldade para falar 
Verdade, no começo. Existem pessoas que estranham muito os aparelhos no início por conta da nova posição dos lábios e sentem uma dificuldade para falar, mas, depois de um tempo, todo mundo acostuma.

A manutenção do aparelho só pode ser feita no consultório 
Verdade. Só o ortodontista sabe como deve ser feita a manutenção do aparelho.

Quem usa aparelhos tem mais propensão a atrair raios 
Mito. Não há registros de acidentes com raios causados pela utilização de aparelhos.

Aparelhos ortodônticos são todos iguais e servem para a mesma coisa 
Mito. Eles variam no tamanho, angulação e profundidade do slot (área que aloja o fio ortodôntico). Podem ser metálicos ou estéticos.

A cola que segura os braquetes mancha os dentes 
Mito. As “colas”, que na realidade chamam resinas, são especiais para tratamentos ortodônticos. O que mancha os dentes é a falta de escovação.

Agora que você já está mais informado, marque uma consulta e venha cuidar do seu sorriso na Clínica Mais saúde!

Ligue 88988367667







Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários