Recent Tube

Conheça mais o "Coletivo Ágora Chaval"


Jovens estudantes, universitários, blogueiros, historiadores, escritores, professores, profissionais autônomos e amantes da arte. Eis o perfil dos componentes do "Coletivo Ágora Chaval". Conheça mais:


Introdução:


Somos sobreviventes de todas as revoluções. Nossas cartas de alforria foram escritas de punhos próprios. Talvez a maior das revoluções ocorra no silêncio, no observar cotidiano e, a partir disto, entender que somos os principais agentes transformadores da realidade que nos rodeia. Portanto, parafraseando Gandhi[1], que sejamos a mudança que queremos ver no mundo.



Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nessas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (polis). Partindo deste prisma, o Coletivo Ágora Chaval busca pensar Chaval[2] em suas várias vertentes, promovendo o debate e o exercício da cidadania, da educação e da cultura, com foco na juventude, porém aberto também aos demais públicos. 



Justificativa:

Observado que em Chaval há uma escassez de centros e/ou movimentos que deem voz a juventude frente aos desafios encontrados na cidade (município) no tocante ao exercício da cidadania (educação e cultura). Bem como, a falta de alternativas para debates livres sobre política, tendo em vista que o município se encontra numa polarização/fanatismo partidário. Assim sendo, o Ágora Chaval vem como uma opção de diálogo e discussão apartidária e livre.

Objetivo:

Auxiliar a juventude chavalense na sua conscientização social e no seu exercício de cidadania, através de discussões e debates a partir de análise de filmes, livros, música, teatro etc. 

Pensar Chaval sobre todos os aspectos e a partir desta análise, identificar formas de atuação que auxilie no desenvolvimento do processo de cidadão dos chavalenses, respeitando a individualidade de cada um. 

Promover eventos públicos e pacíficos que evidencie o talento chavalense, como também, que nos permita o diálogo e as discussões sobre os temas proposto no projeto Ágora Chaval.


Ocupar e revitalizar (com autorização da autoridade competente) espaços públicos de forma pacífica, mantendo e/ou resgatando a identidade da cidade de Chaval/CE.



Evidenciar os pontos turísticos de Chaval através de visitas e produção de material de divulgação para mídias digitais.



Ações: 



Luau Inteligente: Através da música trazer discussões sobre política e cidadania, além de identificar talentos chavalenses. O evento ocorre em praças e logradouros públicos da sede e distritos do município de Chaval/CE.

Cine Ágora/ Cine na praça: Analisar filmes, documentários e séries e a partir disso, perceber e alocar este debate à realidade chavalense no tocante a cultura, cidadania, etc., as exibições acontecerão em locais públicos.

Sarau Literário Eu, Poesia: Ler e discutir obras literárias e adaptar esta análise ao cotidiano de Chaval; reconhecer talentos chavalenses em torno da literatura. O evento ocorre em ambientes públicos de Chaval.

Projeto Memórias Afetivas de Chaval - Coletar depoimentos de moradores da cidade sobre suas vidas e sua relação com a cidade.

Praça Verde: Ocupar e revitalizar espaços públicos, com a devida autorização da autoridade competente e apoio dos empresários/entidades locais. Dá vida e cores às praças: pinturas e arborização. 

Percurso Ecológica 3R: Trilha aos pontos turísticos de Chaval com o objetivo conhecer, registrar e divulgar esses espaços turísticos; recolher resíduo sólido (lixo) existentes nos locais citados e revitalizar quando necessário e possível. Bem como realizar a atividade conhecida como Ecofaxina nos manguezais de Chaval. 

Projeto Gaia: Promover ações de sustentabilidade na cidade. (Eco faxinas, ecopontos, acompanhamento dos recicladores, etc)

Turismo comunitário/Roteiros turísticos: Articular e fomentar a prática do turismo comunitário em Chaval.

Biblioteca Comunitária: Criação de um espaço para fomento da leitura e imaginação. 

Projeto Florescer: Dialogar sobre a gravidez na adolescência.

Projeto Brincar sustentável/Brinquedoteca: Produzir brinquedos a partir da reutilização de objetos que seriam descartados no lixo.

Projeto Celebrar: Realização de encontros para conviver e partilhar a vida.

Ciclo de palestras e oficinas: promover o debate sobre temas relacionados as problemáticas da cidade.




Coletivo Ágora Chaval
Página no facebook: https://www.facebook.com/coletivoagorachaval/
Instagram: https://www.instagram.com/coletivo_chaval/






[1]Mohandas Karamchand Gandhi. Foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não agressão, forma não violenta de protesto) como um meio de revolução.
[2]Chaval/CE. Emancipada em 1951; População estimada (IBGE) de 13.047; Área territorial 238,234 km² 







Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários