Recent Tube

NATAL: A PROCURA DE UM ENCONTRO COM JESUS.

O evangelista Lucas é um mestre em histórias de encontros. Ele descreve não só histórias de curas no encontro de Jesus com os enfermos. Narra a história de encontro como a de Jesus com a mulher pecadora, rejeitada pelos “piedosos” fariseus. A prostituta experimenta o acolhimento de Jesus e a confirmação do seu amor.
Na parábola do filho pródigo, comove-nos o encontro do pai misericordioso com o filho mais moço que voltou como um derrotado; e o encontro com o filho mais velho que se endureceu em sua raiva. Nesses encontros afetuosos e sem reprimendas, o pai lhes dá a chance de um novo começo.
O encontro com Zaqueu transformou aquele rico chefe dos republicanos numa pessoa que deu metade de seus bens aos pobres.
No encontro de Jesus com as pessoas aconteceu cura e mudanças, salvação e libertação, encarnação e ressurreição. Em cada encontro torna-se visível alguma coisa que teve inicio no mistério do Natal: Jesus nos possibilita uma nova vida e um novo estar juntos.
Assim, que no Natal celebramos não somente a encarnação divina. O encontro com o menino Deus nos convida para vivermos com maior intensidade os encontros com as pessoas que amamos (amigos, familiares...) e com desconhecidos. Antes de contemplar o menino Jesus menino no presépio deve acontecer o encontro recíproco. É preciso fazer do Natal a festa do encontro entre pessoas

Baseado num texto de Anselm Grün.

Postar um comentário

0 Comentários