Recent Tube

Conheça Chaval - Todas as belezas chavalenses em um só lugar


Chaval, é uma pequena cidade localizada no extremo Norte do Ceará, na divisa com o estado do Piauí.
Nossa cidade é situada entre monólitos (pedras) gigantes, que chamam a atenção de todos os visitantes que por aqui se aventuram.
Chaval Foi primitivamente ocupada pelos Tremembés, índios Tapuias, da tribo dos Cariris,plantadores de cajueiros,que viviam da caça e da pesca, dominavam a extensa faixa litorânea que vai de Camocim até além de Parnaíba.

Chaval possui inúmeras belezas que podem ser exploradas turisticamente, vamos falar de algumas!

Quer conhecer Chaval? Entre em contato com a Chaval Tour! Clique aqui!

PEDRA DA GRUTA




"Localizada no Centro da cidade, a Pedra da Gruta é um dos primeiros pontos turísticos visitados por quem está de passagem"

CAIS DO PORTO


Foto: Neyci Sotero

"Local onde a produção do sal chavalense acontece, por muitos anos essa foi a principal fonte de renda da nossa cidade"
O Cais do Porto é o berço de toda a sociedade chavalense por tratar-se do primeiro centro econômico e cultural da cidade.



PEDRA DO CÉU 




PEDRA DA CARNAÚBA



A pedra da carnaúba é um dos monólitos mais alto de Chaval com aproximadamente 104 metros de altura, é o mais belo entre os monólitos por nele haver em seu topo uma cratera formada a milhões de anos, nela á carnaúbas dentro da pedra e no meio das carnaúbas na cratera forma um lindo lago na pedra isso no período do inverno, a paisagem vista lá de cima tem um ângulo de 360º de toda a cidade.


A pedra da carnaúba é um lugar propício à prática de rapel, escalada, luau, camping, um ótimo lugar para ver o pôr do sol.

PEDRA DA SANTA




"A Pedra recebe esse nome por que segundo relatos de populares, um morador das proximidade teve a visão de uma Santa naquele local, uma capela foi construída em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida"

A pedra da Santa é visitada por romeiros que vão á procura de milagres e curas.


PEDRA DO LETREIRO


"Este letreiro encontra-se próximo ao açude do cruzeiro, nesta pedra encontramos algumas inscrições e diz a lenda que se alguém decifrar este letreiro desencanta a pedra, pois a mesma era um palácio que teria sido encantado por um feiticeiro."


PORTO DO MOSQUITO






Esse  é um dos pontos turísticos mais visitados de Chaval. Bastante conhecido na nossa região, o Porto do Mosquito atrai turistas que estão procura de tranquilidade e sossego.''


PEDRA DA BALIZA



A Pedra da Baliza é um extraordinário monólito, que fica localizado na extremidade do norte do jatobá, localidade da zona rural de Chaval.

Trata-se de uma região com fauna e flora rica, onde se tem a sensação de vivenciar a pura natureza, é neste local nostálgico cheio de pedras e cavernas no meio do mato que mora um pastor de cabras e animais silvestres de nome Ricardo Fontenelle. Longe de toda civilização, foi neste local onde esse homem de Fé escolheu para habitar em paz de espírito realizando assim o seu sonho de muitos anos, idealizado ainda quando vivia na sociedade.''


BARRAGEM DO CALDEIRÃO




A Barragem do Caldeirão é um lugar especial para se passar um dia em paz, contato direto com a natureza, longe de tudo, água tranquila, um lugar propicio a pesca, belo barzinho para se tomar uma boa cerveja com churrasco ou comer um peixe grelhado, os mais entusiasmados podem ariscar saltos ornamentais, pirullas, saltos mortais tudo com pura diversão.
A barragem esta situada em um local afastado da cidade próximo aos tucuns interior de Chaval, local de enumeradas rochas de formação de ferro, contém inúmeros sítios de pés de cajueiro, fruto da castanha do caju, pode-se caminhar pelas formações rochosas, incomum esculpidas pelo tempo e a água e tomar uma cajuína gelada ao som da musica tradicional da região o forró.

BARRAGEM DA PASSAGEM

Localizada no distrito de Chaval denominado Passagem do Vaz, a Barragem da Passagem tem um banho extremamente relaxante, onde vem pessoas de muitos lugares a procura deste lazer, existem inúmeras árvores propicias a dar saltos caindo na água, correr e dar pulos na parede da barragem, nadar rio a dentro ou simplesmente ficar em paz, ou mesmo fazer um passeio pela região, curtir os bares, a boa cerveja, jogar sinuca ou até mesmo ariscar dançar a nossa musica regional o forró, logo em seguida provar a culinária regional e descansar em paz aproveitando a hospitalidade de um povo alegre e acolhedor.

AÇUDE ITAÚNA CHAVAL-CE 

''A cidade de Chaval fica situada dentro do ângulo formado pela confluência dos rios São João da Praia e Timonha. O rio Timonha, nasce no sítio Buíra na serra da Ibiapaba e vai desaguar no Pontal no oceano Atlântico. Suas margens são cobertas de manguezais. As águas salgadas sobem por ele até Chaval e tem excelente piscosidade. Recebe o Ubatuba, com a denominação de São João da Praia, servindo de limite com o Piauí. Observação: Recentemente foi construído o açude Itaúna, que abastecerá os municípios de Chaval e Barroquinha.''

Deu vontade de conhecer? Veja como chegar

Ainda tem duvidas? Manda um e-mail pra gente! contato@chavalzada.com

Postar um comentário

4 Comentários

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.