Recent Tube

Ceará recebe 123 leitos do Governo Federal para tratamento de usuários de crack

O Ceará foi um dos estados contemplados com leitos para o tratamento de crianças, jovens e adultos viciados em crack e outras drogas. Serão mais 123 leitos, distribuídos entre as comunidades terapêuticas inscritas na Secretaria Nacional de Polícias sobre Drogas (Senad). Com o benefício do Governo Federal, institutos poderão ampliar os serviços destinados aos usuários de drogas.
O benefício poderia ter sido ainda maior. Faltou comunicação entre as prefeituras, o Estado e o Ministério da Saúde, no tocante à elaboração do projeto de participação. Mesmo assim, o Ceará foi o quinto colocado no número de projetos aprovados. Fortaleza e Paracuru serão as únicas cidades contempladas.
O presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod), Hermann Normando, lamenta a baixa aprovação de projetos do Ceará, mas avisa que “todas as pessoas do Ceará são capazes também de ingressarem nessas comunidades”, em referência às duas cidades aprovadas. Ele adianta que outro edital será lançado em Brasília para a disputa por mais leitos em comunidades cearenses.

O Governo Federal destinou R$ 410 milhões para as ações imediatas previstas no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras
Drogas, que tem por objetivo principal tratar da prevenção, do tratamento e da reinserção social dos usuários de drogas lícitas e ilícitas. A idéia, segundo o material divulgado, “é estruturar, integrar, articular e ampliar as ações voltadas para dependentes químicos, contemplando a participação dos familiares e a atenção aos públicos vulneráveis como crianças e adolescentes”.

Confira, abaixo, as comunidades terapêuticas do Ceará que receberão novos leitos:

Associação Ágape – 20 leitos
Projeto o Martelo de Jesus – 20 leitos
Obra Social Nossa Senhora da Glória Fazenda Esperança – 20 leitos
Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade – 20 leitos
Centro de Recuperação Nova Vida – 20 leitos
Fazenda Esperança – 20 leitos
Centro de Recuperação Mão Amiga – 3 leitos

FONTE: BLOG DO SGT FREIRE.

Postar um comentário

0 Comentários