Recent Tube

O Ceará é o terceiro estado brasileiro com maior número de pessoas em extrema pobreza

Imagine um salário mínimo dividido por oito. É com essa renda mensal que vivem 908.985 cearenses. A situação de extrema pobreza coloca o Ceará em terceiro lugar entre os estados com maior quantidade de pessoas com renda de até R$58 por mês. O Estado fica atrás apenas de Bahia e Pernambuco. O número de pessoas extremamente pobres vinha diminuindo ano após ano. Em 2008, chegou ao patamar mínimo de 660 mil, mas voltou a subir em 2009, auge da crise econômica. Os dados fazem parte de relatório apresentado ontem pelo Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP), da Universidade Federal do Ceará, com base nos números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de setembro de 2009. A situação é ainda pior entre crianças e adolescentes. De cada cem pessoas com faixa etária entre 0 e 14 anos, 18 vivem em situação de extrema pobreza no Ceará. De acordo com os pesquisadores do LEP, seria necessário transferir R$ 24,2 milhões por mês, 2,43% da renda do Governo Estadual, para erradicar a pobreza extrema no Ceará. O percentual é considerado alto pelos economistas. Santa Catarina é o mais próximo a erradicar a pobreza extrema. Precisaria transferir 0,35% da renda estadual para os mais pobres. “Quando esse valor é alto, estados não são capazes, sozinhos, de reservar aportes para resolver o problema”, avalia Carlos Eduardo Marinho, pesquisador do LEP.

Fonte: OPovo.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. E o governador quer gastar tresentos milhões de reais num aquário; a prefeita da Capital, gasta qse um milhão com um único artista, Caetano Veloso, na festa de fim de ano. Não parece ser um estado tão pobre assim. Acho que a pobresa é dos eleitores que ainda não aprenderam a votar, produzindo administrações desastrosas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.