Recent Tube

CHAVAL É ALVO DO JORNAL NACIONAL

Com a matéria "Ceará tem 500 mil veículos a mais do que habilitados para dirigi-los" Chaval foi notícia no Jornal Nacional de ontem, 22.03.2011.

Veja o que diz a matéria:

Em cidades pequenas do Nordeste, a quantidade de carros e de motos é, no mínimo, intrigante. No Ceará, o repórter Alessandro Torres explica por quê. O mau costume acima das leis de trânsito. Sobre duas ou quatro rodas condutores, passageiros arriscam a vida e a documentação básica é ignorada. "Quatro anos que eu ando de moto, e não tenho habilitação", contou um homem. Os números do Departamento de Trânsito mostram uma situação inusitada. No Ceará, há quase 500 mil veículos a mais do que pessoas habilitadas para dirigi-los. Em algumas cidades, a diferença entre a quantidade de habilitações e de veículos chega a impressionar. Em Chaval, no norte do Ceará, por exemplo, só há 117 pessoas habilitadas e 1.093 carros e motos registrados. É como se cada morador com carteira de motorista tivesse nove veículos. As desculpas para a falta do documento são as mais variadas. “Tenho que sair daqui para ir para outra cidade para tirar habilitação”, disse uma mulher. “Tenho dez anos já que não tenho habilitação. Sempre é difícil, quando chega lá, é meio complicado”, contou um homem.
E eles nem temem uma punição. Em mais de 70% das cidades cearenses, não há departamento de trânsito nem agentes para fiscalizar, uma obrigação prevista no Código de Trânsito. "O município fazendo sua municipalização vai passar a ter também sua responsabilidade. Havendo fiscalização, vai haver menos acidentes, menos mortos no município”, destacou o presidente do Cetran, Luiz Tigre. O médico Lineu Jucá fez um levantamento e constatou que 55% das vítimas de acidentes de moto que atendeu não tinham carteira de motorista. "É um paciente que custa caro ao Sistema Único de Saúde, que superlota os hospitais", destacou ele.Francisco, que não tem habilitação, está há três meses em uma cama de hospital, consequência de um acidente. "Além de não andar devidamente habilitado, também andam sem o capacete de segurança, andam com excesso de passageiros na moto e também conduzem crianças não permitidas", explicou um policial. CLIQUE AQUI E VEJA O VIDEO DA MATÉRIA.
Fonte: G1.

Postar um comentário

0 Comentários