Recent Tube

MEC divulga 2ª chamada do Sisu; sistema terá lista de espera

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado, 02 de julho, a segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição do segundo semestre deste ano. Os candidados devem acessar o site do sistema (http://sisu.mec.gov.br/#/principal.php) para conferir se foram selecionados. Os estudantes selecionados na primeira chamada em sua primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores, mesmo aqueles que não fizerem a matrícula.
Após as duas chamadas regulares, estará à disposição das instituições participantes uma lista de espera, a ser utilizada de forma prioritária para o preenchimento de vagas não ocupadas. Podem participar da lista os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, que queiram continuar concorrendo em sua primeira opção. A manifestação somente poderá ser efetuada na primeira opção de vaga do candidato. O prazo para declarar interesse em permanecer na lista vai de 2 a 7 de julho.

Cerca de 450 mil estudantes se inscreveram para participar do Sisu. O número de interessados é quase o dobro dos inscritos na edição do segundo semestre de 2010, quando 230 mil participaram do processo seletivo. Para o próximo semestre foram oferecidas 26 mil vagas em 48 instituições de ensino superior, o que significa que há 17 candidatos para cada uma das vagas disponíveis.
Criada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. De acordo com o MEC, o sistema recebeu um total de 849.359 inscrições realizadas por 446.508 candidatos a vagas de instituições públicas. Ao inscrever-se, o candidato teve a possibilidade de escolher duas opções de cursos e instituições
As vagas correspondem a universidades federais e estaduais e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O número de vagas nesta seleção supera em 59% a oferta do processo do segundo semestre de 2010, quando 35 instituições participaram, com de 16 mil vagas.

Fonte: Terra

Postar um comentário

0 Comentários