Recent Tube

Células solares que não precisam do Sol para gerar energia: conheça!


Cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) produziram uma célula fotovoltaica que gera energia utilizando apenas o calor, sem necessidade de luz. E ela é pequena o bastante para caber no seu celular ou relógio. Basta encostá-la em algo quente, como a traseira de uma televisão ou o capô de um carro, para recarregá-la.

A tecnologia térmica é antiga, mas os cientistas aperfeiçoaram o processo para transformá-la em um acessório para todas as outras formas de geração de energia. A equipe do MIT colocou uma camada de tungstênio na frente da célula, com uma superfície nanoscópica que emite uma luz infravermelha quando é aquecida.

Atualmente, o Instituto constrói micro-reatores de silício. Eles são uma espécie de forno que utiliza gás butano para gerar calor e produzir eletricidade. Pequenos o suficiente para caber em seu celular, eles podem substituir as baterias atuais utilizadas nos aparelhos com uma eficácia três vezes maior.

A equipe está confiante e quer fazer mais melhorias nos micro-reatores. A intenção é chegar ao ponto de a bateria de seu smartphone durar 1 semana sem ser recarregada, somente usando o calor do aparelho para se alimentar.

Fonte: Olhar Digital

Postar um comentário

0 Comentários