Recent Tube

Um “oásis” no meio da caatinga

Um caldeirão formado entre pedras com água (chuva) límpida e transparente, situado, aproximadamente, a 18 km da sede (Chaval) entre as comunidades  de Lagoa do Mato e Jatobá dos Queridas.
Durante muitos anos foi a principal fonte de abastecimento de água das comunidades próximas (Jatobá dos Queridas, Lagoa do Mato, Pilão de pedra e Cafagé). Sendo que, em um dos monólitos (pedras) com cerca de 30 metros de altura, eram realizados os tradicionais leilões das comunidades.
Segundo moradores da região quando esse caldeirão secou, foi encontrado entre lamas, um esqueleto ósseo. Não se sabe ao certo a que mamífero pertencia, uns afirmam ser de um animal pré-histórico, uma preguiça gigante talvez. O certo é que os ossos foram divididos entre populares e perdidos ao longo do tempo.
Hoje este “oásis” está praticamente esquecido no meio da caatinga. Nos povoados próximos foram construído depósito de armazenamento de água (cisternas). A maioria dos habitantes dessas comunidades migrou para outras. Atualmente até o acesso a esse caldeirão é difícil. E segundo moradores das proximidades, ‘o caldeirão hoje é o lugar onde a onça bebe água... ’

Confira Vídeo e Fotos
marcsantosilva@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários