Recent Tube

Imagem do dia - Pedra da Santa

A Pedra da Santa é um importante ponto turístico de Chaval. Está localizada próxima ao Açude Cruzeiro e a Fazenda São Lino. É uma grande pedra íngreme ,coberta de vegetação e de difícil acesso.

É chamada de Pedra da Santa, porque quando chegaram os primeiros colonizadores do Ibuassu, três crianças viram uma Santa no local, depois outras pessoas viram no mesmo local uma Santa,o mais interessante é que as pessoas que viam a Santa , no outro ano faleciam.

No local foi reerguida uma rústica e pequena capela, mas dizem que um romeiro vindo de longe levou a Santa.

No lado oposto da Pedra da Santa, encontramos algumas plantas em forma de letras,que nunca secam...Dizem que na maior seca de Chaval,todas as plantas tinham secado, se podia vê-las completamente verde,para isso tem uma explicação lendária: Dizem que a pedra era um castelo e tinha uma linda princesa, que havia conquistado o coração de um bruxo, mas como a mesma não queria fiar com ele, ele teria transformado o castelo em uma pedra. O encanto será quebrado, no dia em que alguém for capaz de decifrar o que está escrita naquela pedra pedra. Tente... e case-se

com a linda princesa.

O vigário de Chaval o padre italiano Amádio Vitalli ergueu no cimo da pedra outra capela com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e construiu degraus para melhorar o acesso até a capela.

A pedra da Santa é visitada por romeiros que vão à procura de milagres e curas.

Fonte de Pesquisa: Estas lendas são um resultado de um trabalho realizados junto aos moradores mais antigos, na cidade de Chaval, pelos professores da Escola Monsenhor Carneiro:Edna Carneiro e Francisco Alexandre,em 2.000

Postar um comentário

0 Comentários