Recent Tube

Reta final: empreendedores têm uma semana para entregar declaração.

Os empreendedores individuais de todo o País que ainda não enviaram a DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) têm uma semana para concluir tal operação. Na próxima quarta-feira (31), o prazo fixado pela Receita Federal chega ao fim e promete multas e outras restrições para quem não cumprir com a data em questão.

Atualmente, a DASN equivale ao imposto de renda da pessoa jurídica.“O documento é exigido das empresas que integram o Simples Nacional. Nele, os empreendedores fornecem as informações socioeconômicas da empresa e de seu faturamento bruto registrado nos últimos 12 meses”, informa a Agência Sebrae de Notícias.

Como proceder?
Para enviar a declaração, os empreendedores individuais precisam apenas acessar a página da Receita Federal e se dirigir ao link do Simples Nacional. No item em questão, basta informar o CNPJ do EI e seguir as instruções do site.

Vale ressaltar que o EI deverá informar, ainda, se houve o registro de funcionários durante o ano de 2011, sendo essencial que aqueles que possuem empresas registradas no setor de comércio ou da indústria declararem o valor da receita sujeita à cobrança de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

“É de extrema importância que o empreendedor saiba o valor exato de seu faturamento de janeiro a dezembro de 2011 e que o informe corretamente na declaração”, explica o analista técnico do Sebrae, Douglas Mousse.

Fonte: Infomoney / Portal Contábeis - Eduardo.