Recent Tube

´Apagão´ pode atingir, hoje, 6 mil PCs no Brasil, inclusive o SEU!


Cerca de seis mil computadores no Brasil podem estar contaminados com o DNSChanger e correm risco de ficar sem acesso à internet Foto: Carol Domingues
Cerca de 250 mil computadores podem sofrer pane hoje por conta do programa malicioso DNSChanger. O vírus, que modifica as configurações do computador infectado e o redireciona para páginas perigosas na internet, terá seus servidores, que foram contaminados, desligados pelo FBI (a polícia federal norte-americana) nesta segunda-feira. Com a desativação dos servidores infectados, os PCs contaminados podem sofrer um "apagão". Segundo o FBI, cerca de seis mil computadores no Brasil podem ser afetados.


Além de redirecionar os acessos da internet e resultados de pesquisas online para sites infectados ou de origem maliciosa, o DNSChanger também bloqueia o acesso do PC a links que possam oferecer soluções para imunizá-lo deste tipo de ameaça.

Após a contaminação de centenas de milhares de computadores em mais de 100 países - sendo 500 mil somente nos Estados Unidos -, as autoridades norte-americanas prenderam, no fim do ano passado, seis homens na Estônia acusados de terem criado e disseminado o DNSChanger.

Como uma forma de eliminar a ameaça, o FBI obteve uma ordem judicial para desligar os servidores infectados e substitui-los por novos equipamentos. Além disso, o órgão contratou uma empresa privada para instalar um sistema de limpeza em dois servidores, para permitir o funcionamento temporário das máquinas contaminadas. Mas o sistema de segurança deixa de funcionar nesta segunda-feira, 9. Os servidores temporários foram desativados hoje, à 0h01 (1h01 em Brasília). Com isso, computadores que não tenham sido consertados até lá não poderão mais acessar a internet.

Informações sobre como identificar e limpar infecções podem ser encontradas no site www.dcwg.org. A McAfee também oferece um recurso em seu site para ajudar a identificar máquinas afetadas pelo DNSChanger. O serviço está disponívem em mcafee.com/dnscheck. 

"FUJAM PARA AS COLINAS!"



DIÁRIO DO NORDESTE