Recent Tube

Curiosidades: O cometa do susto


Em 1995, o comenta Halle-Bopp causou apreensão na Terra por seu imenso tamanho.

Conhecemos atualmente cerca de 4 185 cometas. Desses, apenas um a cada década é um dos chamados “grandes cometas”, aqueles que podem ser vistos a olho nu da Terra.

Os cometas são bonitos, mas não são inofensivos. Eles podem cair na Terra e são tão perigosos quantos meteoritos. Em 1908, a queda de um cometa em Tunguska, na Sibéria, causou uma explosão mil vezes maior que a bomba de Hiroshima. Felizmente, a região era desabitada. A floresta, no entanto, foi destruída.

Por isso, foi uma surpresa ao mesmo tempo excitante e assustadora quando, em 1995, um astrônomo amador e outro profissional descobriram um cometa gigantesco e desconhecido vindo em direção á terra, com previsão para passar próximo a ela em dois anos. Com 60 km de diâmetro, o Halle-Bopp (batizado com o nome dos dois astrônomos) é o segundo maior conhecido e o mais espetacular observado em séculos. Os cientistas sabiam que ele passaria longe, mas a imprensa sensacionalista circulou boatos malucos não só sobre colisão, como de alienígenas no cometa. Um grupo de seita maluca Heaven`s Gate (Portal do Céu) cometeu suicídio coletivo em 26 de março de 1997 para “pegar carona” com os ETs do cometa. No final, foi apenas uma bela visão e grande descoberta astronômica, mas também um aviso sobre como o espaço pode nos surpreender, apesar de nossos conhecimentos acumulados.

Fonte: Curso preparatório Enem 2012.