Recent Tube

Chaval está entre as cidade com maiores chuvas registradas no Ceará em 2013

As chuvas do último domingo alagaram Jardim, cidade a 540,4 km de Fortaleza. Segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram registradas precipitações de 137 mm. Essa foi a maior chuva do Ceará desde o dia 15 de dezembro.

Por ser em região mais baixa do município, o Centro foi o local mais atingido. A enxurrada levou pedras e entulhos para as ruas principais de Jardim. Pelo menos duas casas tiveram paredes derrubadas e móveis carregados por conta da força da água. 

“A gente sabe que o inverno para nós começa entre novembro e janeiro. Como só agora em janeiro houve chuva, não tem mais tanta expectativa para um bom inverno. Mas ainda é possível plantar”, afirma o coordenador da Escola Adauto Bezerra, Gilmar Moisés. “Deu para esfriar um pouco o tempo. Mas agora as pessoas estão com medo de que uma nova chuva alague de novo”, diz a dona de casa Ivonete Vital.

Outras cidades
Ontem, as maiores precipitações aconteceram em Granja, na região norte do Estado, com 54 mm - chuva que, de acordo com a recepcionista Livramento Fontenele, ajudou a amenizar o clima. “O pessoal está agradecendo, porque, para eles, começou o inverno. 

Alguns já estão plantando. Eles têm fé em São José, que é o padroeiro daqui. Com chuva, anima tudo, anima o comércio”, completa. Depois de Jardim, com 137 mm de precipitação, a cidade que ocupa o segundo lugar do pódium no ranking com as chuvas de maior intensidade no último mês é Groaíras com 126 mm.

Logo depois está Chaval (foto) com 77 mm. Em Granjeiro choveram 56 mm no último dia 9, e, em Granja, foram 54 mm até as sete da manhã de ontem. A tendência do clima para as próximas 48 horas, conforme prognóstico da Funceme, é predomínio de céu parcialmente nublado ou claro com possibilidades de chuvas esparsas em todo o Estado. A previsão oficial sobre o inverno deve ser divulgada dia 25 de janeiro. 
Fonte: O Povo Online