Recent Tube

Falando de Marketing - Conquistando clientes nas redes sociais.

Todas as empresas hoje, querem ou estão, em algum canal de relacionamento na internet. As redes sociais não param de ganhar adeptos pessoas jurídicas. Empresas do mais variados ramos fazem seus perfis e aí, vem a dificuldade: o que postar? 

A falta da construção de uma linguagem corporativa, principalmente para as pequenas e médias empresas é um fato notório. 

Ninguém está em um canal social para ver propaganda. Por isso, compreender bem a missão de cada canal social, de cada site de relacionamento se faz necessário para o sucesso na conquista de futuros admiradores e clientes em potencial. 

Um bom critério para de análise para a criação das conversar e dos conteúdos para as redes sociais são os critérios da pertinência e da coerência. 

A primeira dica é você entender que o Facebook é um site de conversa. As pessoas estão ali para um bate papo, para a troca de ideias, para postar fotos, curtir o assunto, abrir um ponto de discussão, fazer novos amigos, enfim, “relacionamento”. 

Bem, se as pessoas estão procurando relacionamento, então, a sua estratégia deverá ser de relacionamento. 

Gosto de dizer que um bom ponto de partida para uma estratégia de relacionamento é “você está onde o seu público está”. Exemplo: se você é dono de um curso de línguas e seu público de interesse são os universitários, então, os perfis das faculdades deverão ser o principal alvo. 

Você deve tanto adicionar a faculdade como cada um que faz parte do perfil de cada faculdade. Lembre-se: eles são o seu público de interesse. 

O segundo ponto é criar o conteúdo das conversas. Lembrando que, comercial tem o seu local específico, aqui, o segredo do sucesso é ter conteúdo que prenda atenção, que seja envolvente, que seja legal, que gere a curiosidade do seu público pela a sua conversa, que seja do interesse da turma. 

Analise bem o “papo” que você irá levar para a rede social. Se o foco está dentro do campo de interesse da turma, a atenção para a sua marca será de fácil aceitação. 

Se o seu papo for bem direcionado, pode ter certeza que a pessoa com quem você está conversando irá procurar maiores informações no seu site. 

Um curso de Línguas tem muita coisa para conversar. Têm as questões profissionais, a importância curricular, o sonho turístico, o diferencial pessoal e muitos pontos relacionados com as conquistas de cada um. 

Para isso, vídeos no youtube, textos no blog e uma boa rede construída no facebook, como também no orkut e/ou twitter, poderão ser fortes canais de divulgação das ideias da sua empresa. 

Uma conversa bem elaborada e construída de forma simples, prática e rápida, poderá render grandes resultados para a sua empresa. E tudo isso, ao custo do tempo de execução. 

O segredo para o sucesso está na estratégia que você irá desenvolver para montar a rede da sua empresa. Uma rede bem construída é um forte canal de propagação de ideias.É um espaço para apresentar soluções e um local excelente para fortalecer o relacionamento com os seus clientes. 

E se o cliente gostar e se quiser se envolver, ele mesmo irá começar o marketing boca a boca ou click a click. 

Web é conteúdo , rede social é relacionamento. 

Fábio Mesquita Torres 
Consultor de Marketing da Grão Novo