Recent Tube

Falando de Marketing - O Marketing do Camelô.

O que faz de Sílvio Santos um ícone na televisão e na vida de muitos brasileiros.


Para muitos, ser marketeiro é aprender e reter uma ciência. Para outros, ser marketeiro é uma dádiva, destino, predestinação e determinação para fazer de um sonho uma verdadeira corrente de realização de muitas vidas. 

De camelô a banqueiro, Silvio Santos impressiona pelo carisma, garra, força de vida e por deixar claro o seu marketing da humildade, fazendo de seu trabalho uma porta de conquistas para muitas pessoas. 

Vindo de uma família de imigrantes e determinado a vencer por conta própria, Sílvio Santos começou sua carreira de Camelô ainda no início de sua adolescência. 

Como seu pai tinha uma loja de artigos para turistas, Sílvio, na ânsia de fazer sua própria trajetória, valeu- se da simpatia como instrumento de comunicação para conquistar clientes do comércio do Rio. Desenvolveu vários truques para agradar, reter atenção e fazer vendas, segundo o Portal Netsaber.com. Isso fez muito sucesso nas praças do centro carioca. 

(fonte: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_4641.html) 

Uma de suas técnicas para atrair a atenção dos clientes era colocar música. Apresentava com entusiasmo os seus produtos e, ao mesmo tempo, divertia as pessoas que passavam. Nessa época, já era um visionário para a premiação de seus clientes. Outra técnica de Sílvio para conquistar sua clientela era a distribuição de cartelas de bingo. Fazia sorteios e, com isso, teve ideias para o seu desenvolvimento empreendedor. 

Com suas atividades no comércio, percebeu o valor de sua voz, e, em 1957, procurou a Rádio Nacional, onde conheceu Manoel da Nóbrega. Foi quando a marca “Sílvio Santos” nasceu de verdade. 

Em 62, começou na TV Paulista, com o Programa “Vamos brincar de Forca?” (http://www.mensagenscomamor.com/biografias/silvio_santos_biografia.htm). 

Depois de romper com a emissora por conta de sua nova administração, conquistou a concessão para montar a TVS, que logo mais se chamaria S.B.T. 

Porém, um forte traço do trabalho e da marca de Sílvio Santos é o seu forte apelo popular. Seu jeito Pop conquistou o Brasil principalmente nas tarde de domingo. E, com essa linha, desenvolveu e lançou nomes e programas como "O Povo na TV"; “O Programa Raul Gil"; "Programa Flávio Cavalcanti"; “Sessão Premiada"; "Viva a Noite"; onde lançou "Gugu Liberato", "Veja o Gordo"; "Jô Soares Onze e Meia"; "TJ Brasil"; "Aqui Agora"; "Carrossel" e algumas novelas de sucesso, como: "Éramos Seis"; "As Púpilas do Senhor Reitor"; "Chiquititas"; “Show do Milhão"; "Casa dos Artistas"; "Ídolos" e vários outros (cita: Netsaber) 

Dono de um estilo próprio, marcante, acolhedor e de uma simpatia ímpar, Sílvio Santos se valeu da construção do “comunicador dos sonhos” e fez do seu trabalho uma verdadeira porta de esperança para a realização pessoal de muitos sonhadores. 

Por Fábio Mesquita Torres, Grão Novo.