Recent Tube

Família mantém chinês vivo há 5 anos apertando ventilador caseiro 18x por minuto

O chinês Fu Xuepeng de 30 anos é mantido vivo há 5 anos graças a um ventilador caseiro, obrigando sua família a apertá-lo mais de 25 mil vezes por dia.


Xuepeng sofreu um acidente quando andava de moto próximo a um supermercado. Ele sofreu graves danos em seu sistema nervoso e ficou paralisado do pescoço pra baixo, tornando-se tetraplégico.

A paralisia o impossibilitou de respirar sem ajuda. Ele precisa de um ventilador acoplado com um tubo em suas vias respiratórias para sobreviver. Infelizmente, Xuepeng ficou apenas 4 meses com um ventilador elétrico no Hospital Popular de Taizhou, mas seus familiares foram obrigados a tirá-lo do hospital pelo altíssimo valor cobrado pelas despesas hospitalares e médicas.

Apesar de ter recebido R$ 93.000 de indenização do motorista do carro que provocou o acidente, seus custos no hospital eram de R$ 3.300 por semana para manter um ventilador elétrico funcionando, de acordo com um relatório divulgado pelo portal china.org.cn.

Devido aos custos, seus pais ficaram sem opção e o tiraram do hospital. Eles compraram um balão para ventilação manual e, desde então, se revezam para fornecer oxigênio ao filho diariamente.

A bomba precisa ser apertada manualmente a cada intervalo de tempo. Seus pais, duas irmãs e dois cunhados ficam com a importante missão de apertar 18 vezes por minuto. Se eles pararem o processo por apenas 3 minutos, Xuepeng morre.

Como essa atividade é cansativa, os dedos dos familiares estão em processo de deformação pela enorme quantidade de vezes que pressionam o balão ventilador. Durante a noite, Xuepeng usa a opção elétrica, elaborado artesanalmente por sua irmã em 2009. Mas, o altíssimo custo da energia elétrica impossibilita usar o aparelho todos os dias, forçando a família a manter vigílias durante algumas noites.

Felizmente, a agonia da família está próxima do fim. Um blog documentou toda a história de Xuepeng, expondo a triste realidade da família. Isso causou a sensibilização de um fabricante de ventiladores elétricos na China. Eles prometeram em público doar um ventilador, além de criar um fundo para que pessoas bem-intencionadas possam fazer doações.


Os funcionários do governo chinês e médicos do hospital onde Xuepeng ficou internado comprometeram-se a visitá-lo constantemente e acompanhar seu estado de saúde.


Ele era estudante de uma universidade, mas teve de abandonar tudo em 1993 quando foi diagnosticado com uma doença renal.
Fonte:Jornal da Ciencia