Recent Tube

Mulher diz ter sido demitida após "pedir um tempo" do trabalho no Facebook

Com a proximidade do aniversário de um ano da morte da mãe, uma mulher nos Estados Unidos decidiu relatar o seu sentimento de tristeza pela data no Facebook. Amy McClenathan, que mora em Phoenix (Arizona), postou na rede social que seria mais fácil para ela lidar com a situação se estivesse em casa. Segundo Amy, no dia seguinte, a empresa para a qual trabalhava a demitiu.

"Eu gostaria de dar um tempo do trabalho por alguns dias. Seria mais fácil ficar em casa do que passar por isso", postou Amy McClenathan em seu perfil no Facebook.

Em entrevista à rede de TV "AZ Family", do Arizona, Amy disse que o post foi um dos mais fortes feitos por ela. Durante a ocasião, aproveitou para dizer que a razão da postagem era a proximidade do aniversário de morte de sua mãe, pois até então no Facebook isso não estava claro. Ela não mostrou o rosto durante a entrevista.
Lei americana

O advogado Dan Barr, consultado pela reportagem do canal americano, disse que a postagem de Amy no Facebook poderia ser protegida pelas leis trabalhistas dos Estados Unidos. "Se o empregador impede os usuários de falar sobre o trabalho no Facebook, isso pode violar as Leis Nacionais de Relações Trabalhistas", disse.

O advogado explica que quando a postagem envolve diretamente colegas de trabalho ("Trabalho com uma série de pessoas desonestas") ou uma crítica mais severa à empresa ("o lugar que trabalho é o pior do mundo"), elas podem ser consideradas provas contra a própria pessoa.

A interpretação é diferente quando o funcionário posta mensagens sobre o dia a dia no trabalho como "não consegui ganhar o bônus" ou "tenho trabalhado por muitas horas". Nesses casos, segundo o advogado Barr, não há descumprimento da lei.

De qualquer jeito, Dan Barr aconselha os trabalhadores a evitarem escrever mensagens em redes sociais que tenham relação com o trabalho.

(Com AZ Family)