Recent Tube

Sua internet está lenta? Faça um teste!

Descubra se a companhia telefônica não está enganando você.

O Brasil é um país com um número relativamente alto de usuários insatisfeitos com seu serviço de internet banda larga. Alguns motivos para isso são quedas, downloads em baixa velocidade e falhas durante chamadas VoIP.

Claro que nem todas as operadoras oferecem serviços de qualidade duvidosa, e muitas vezes nem há problema com a conexão. De um modo ou de outro, quem sempre tem de verificar se está recebendo o que pagou é o consumidor, portanto, veja abaixo um pouco do que pode estar ocorrendo e saiba como testar a velocidade da sua internet.

Velocidade real

É preciso lembrar, mais uma vez, que as operadoras de internet induzem o usuário ao engano. Você sempre vê nas propagandas que a velocidade é de “2 Mega” apenas, contudo, eles não esclarecem que esse valor se refere a 2 Megabits e não a 2 Megabytes. A diferença entre bit e byte é bem simples: 1 byte = 8 bits.

Logo, se você contrata um serviço de 2 Megabits, a velocidade máxima de conexão será um oitavo disso, ou seja, cerca de 250 Kbps. Essa informação já ajuda você a entender as velocidades máximas com que transfere arquivos entre a web e o seu computador, carrega páginas e tudo mais.
Velocidade alternada

Ultimamente, algumas operadoras têm utilizado o esquema de alternar a velocidade disponibilizada a seus usuários, ou seja, há velocidades diferentes para horários específicos. Esse truque é interessante — para as operadoras, é claro — e só é aplicado em planos residenciais, visto que as empresas não contratam planos desse tipo. Fique atento a isso no momento de contratar uma assinatura de banda larga.

Com fio > sem fio

Outro ponto interessante a ser levado em conta é a diferença de desempenho entre conexões com e sem fio. Se você tem ambas em casa, já deve ter notado que, quanto usa a internet com fio, consegue aproveitar muito mais da largura da banda. Já a internet sem fio nunca é capaz de ter um desempenho igual ao da que usa cabos. Um dos motivos da diferença é o uso do ar como meio de transmissão.

Tecmundo